Pré-campanha de Klayber à OAB movimenta bastidores da advocacia tocantinense

Segundo Juvenal Klayber, o momento é de levar as ideias do grupo que busca renovação na Ordem para depois, a partir das adesões, decidirem a montagem da chapa.

Juvenal Klayber começa a andar pelo Estado levando seu nome com pré-candidato
Descrição: Juvenal Klayber começa a andar pelo Estado levando seu nome com pré-candidato Crédito: Divulgação

Logo após lançar sua pré-candidatura em Palmas, o advogado eleitoral Juvenal Klayber fez reuniões no Norte do estado durante esta última semana, mobilizando sua pré-campanha para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins. Ele esteve em Araguaína, Tocantinópolis, Araguatins e Augustinópolis. Nesta semana, o pré-candidato irá visitar advogados de Porto Nacional, Paraíso e Guaraí e nas próximas semanas pretende rodar o sul e o sudeste do Tocantins.

 

Segundo Juvenal Klayber, o momento é de levar as ideias do grupo que busca renovação na Ordem para depois, a partir das adesões, decidirem a montagem da chapa. O processo eleitoral acontece no final do ano, em meados de novembro. "Só finalizaremos a composição da chapa quando ouvirmos todos os advogados. A composição será transparente, o grupo irá escolher os componentes de chapa e pretendemos montar uma chapa igualitária entre homens e mulheres", destaca.

 

As visitas são feitas em escritórios e advogados. "Em alguns locais vamos e em outros eles se reúnem para nos receber em algum lugar", diz Klayber ao ressaltar que "quanto maior a proximidade do advogado melhor, levamos nossas ideias, mas principalmente ouvimos os problemas que eles tem a relatar".

 

A visão sobre receptividade ao seu nome, segundo Juvenal é boa. "Quando você liga e pergunta se pode fazer uma visita, e a pessoa recebe, é porque quer nos ouvir, nos conhecer. Até agora não teve ninguém que não quisesse  nos ouvir. A grande importância é que estamos visitando os escritórios do jovem advogado, sem esquecer os mais experientes", afirmou ao garantir que as visitas serão feitas a todos os profissionais, não só aos que apoiam o grupo e, ainda, garantiu que  nas cidades em que há mais advogados, haverá retorno. "Nossa intenção e atender todos", diz.

 

De acordo com Klayber, o que se quer é agregar o maior número de jovens advogados, com pessoas com média experiência e com mais experiência na advocacia. "Entendemos que a OAB é um conjunto e uma soma. Não seremos candidatos apenas de um grupo".

 

Questionado sobre o interesse em ser o presidente da OAB-TO, Klayber conta que atua como advogado há 32 anos e quer retribuir para a Advocacia o que recebeu. "Há 32 anos advogo, nunca tive emprego público, quero retribuir para advocacia o que ela me deu. Além disso, estamos atendendo um reclame da parcela do advogado tocantinense, mostrar que é possível manter o que a OAB já conquistou em 30 anos e melhorar o que for preciso, principalmente ter uma OAB voltada em primeiro lugar para o advogado", finaliza. 

 

Suas principais propostas: orientação continuada aos jovens advogados; ter o Conselho da OAB composto por representantes das Subseções; e dar mais apoio às prerrogativas da classe.

 

Eleições OAB-TO

 

Três advogados lançaram pré-campanha e já buscam angariar votos para as Eleições da OAB-TO, que está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro, previsto para o dia 28. O edital ainda não foi lançado, logo nenhuma chapa foi inscrita no processo. A expectativa é que a disputa fique entre os advogados Gedeon Pitaluga, Célio Henrique e Juvenal Klayber.

Comentários (0)