Prefeito diz que furto de Capim Dourado acontece todo ano e cobra fiscalização

Ainda segundo o prefeito, a região onde fica o capim é muito grande e praticamente desértica, o que dificulta a ação de fiscalização por parte dos artesãos e da prefeitura.

Crédito: Da web

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, disse ao T1 Notícias que não é a primeira vez que a região é alvo desse tipo de crime. Neste fim de semana artesãos do povoado Mumbuca, no Jalapão, perceberam que parte do produto havia sido furtado e colhido antes da hora. De acordo com artesãos da comunidade se colhido ainda verde o capim perde sua serventia e as suas sementes. Naturatins afirma que mantém fiscalização na região.

 

Conforme o prefeito, já foi cobrado do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ações de fiscalização junto as áreas do Capim, em especial no mês que se aproxima a sua colheita, que é setembro. "Quando vai chegando o dia 20 de setembro, que é o dia da colheita, os atravessadores vão chegando também. Isso não é a primeira vez que acontece e enquanto não tiver uma fiscalização na região, isso vai continuar acontecendo" disse. 

 

Ainda segundo o prefeito, a região onde fica o capim é muito grande e praticamente desértica, o que dificulta a ação de fiscalização por parte dos artesãos e da prefeitura. "O que nós arrecadamos com o turismo atualmente, ainda não dá pra arcar com o custo desse serviço de fiscalização, mas nós temos planos nessa área, até porque o Capim é o ouro da região" finalizou. 

 

A Polícia Civil, através da 81ª Delegacia de Polícia localizada em Ponte Alta do Tocantins informou que já está apurando o caso para verificar a veracidade dos fatos e tomar as providências cabíveis.

 

Em resposta ao T1, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que as equipes de fiscalização se mantém atuando na área. O Instituto disse, ainda, que aguarda os resultados das investigações sobre a ocorrência do furto pelas autoridades policiais, para tomar as providências ambientais cabíveis.

Comentários (0)