Presidente da Adetuc diz que “ordenamento é a chave para o fortalecimento do Jalapão”

Jairo Mariano visitou a região Encantos do Jalapão e reforçou a parceria com gestores, empresas e entidades turísticas

Crédito: Henrique Lopes/Governo do Tocantins

O ordenamento das atividades do Jalapão, fortalecimento do turismo local, o apoio às comunidades quilombolas e a retomada dos planejamentos e ações para o desenvolvimento do turismo da região foram algumas das pautas tratadas pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, durante visita ao Jalapão, ocorrida entre os dias 09 e 11 de março.

 

Com uma equipe reduzida e seguindo os protocolos de controle e combate à Covid-19, Jairo Mariano, acompanhado da superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, visitou as principais cidades incluídas no roteiro do Jalapão, conversou com gestores de Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins sobre a execução do Plano de Ações para a região e ouviu as demandas dos gestores, que priorizaram ações nas áreas de infraestrutura e incentivo à integração dos roteiros turísticos entre as regiões do Encanto do Jalapão e Serras Gerais.

 

Durante as reuniões com os prefeitos, Jairo Mariano frisou a importância da parceria do governo do Estado, por meio da Adetuc, para o impulsionamento do turismo, principalmente voltada às áreas de turismo de aventura, turismo de base comunitária e ecoturismo. “Viemos para somar forças com os municípios”, frisou o presidente.

 

Percorrendo os principais pontos escolhidos pelos visitantes na região turística mais conhecida do Tocantins, o presidente ouviu as demandas dos empresários, artesãos e demais entidades que atuam na região Encantos do Jalapão, entre elas a Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca) e Associação Capim Dourado do Povoado de Mumbuca.

 

De acordo com Jairo Mariano, o fortalecimento do turismo na região, que tem sido prejudicado pela pandemia da Covid-19, é uma das prioridades do governador Mauro Carlesse. “Visitar o Jalapão, saber quais são as suas principais necessidades é o primeiro passo para implantarmos políticas públicas de incentivo ao turismo que vão realmente atender a região. Além de ampliar as ações do plano estratégico para o desenvolvimento da região, queremos com que, por meio do turismo, o dia a dia dos tocantinenses que vivem nessa região sejam transformado”, declara Jairo Mariano.

 

O presidente também ressaltou a relevância do ordenamento turístico para a otimização das atividades na região. Entre eles, está a sinalização turística, controle de capacidade dos atrativos, integração com outras regiões turísticas e formação das empresas e agentes de desenvolvimento do turismo no Jalapão. 

 

Otimismo

 

A visita do presidente da Adetuc foi vista com otimismo pelos gestores das cidades visitadas, entre eles o prefeito de Ponte Alta, Kleber do Sacolão. “Que de fato a Adetuc possa estar mais presente nos municípios, pois a gente precisa dessa parceria. Espero que esta seja a primeira de várias reuniões, a gente precisa de todo o envolvimento e integração entre Estado e Município”, frisou.

 

Já os gestores de Mateiros e São Félix do Tocantins também afirmaram que o fortalecimento da parceria com a Adetuc viabilizará diversos benefícios para a região. “É muito bom saber que o governo do Estado tem trabalhado para fortalecer o turismo na nossa região e atender às nossas demandas, pois isso trará melhoria para toda a população”, afirmou o prefeito de Mateiros, Pastor João.

 

“Temos diversas necessidades que foram ouvidas e serão levadas ao governador, desta forma, sabemos que o principal trabalho, que é o de mobilizar para que sejamos ouvidos, já foi feito. Hoje Jalapão traz muita visibilidade ao turismo estadual e isso irá se fortalecer com a presença Adetuc”, completou Carlão, prefeito de São Félix.

 

Gastronomia

 

Entre as ações de ordenamento turístico em execução pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), está o Projeto Turismo de Base Comunitária (TBC), que visa valorização da gastronomia por meio de oficinas de Gastronomia ministrada pela ex-quebradeira de coco e chefe de cozinha premiada nacionalmente, Ruth Almeida, em comunidades quilombolas e restaurantes da região “Encantos do Jalapão”.

 

A ação tem o objetivo impulsionar a gastronomia regional, por meio da elaboração de pratos com insumos locais, além de integrar ao conhecimento dos empresários locais noções de manipulação de alimentos, segurança alimentar, apresentação dos pratos e elaboração de ficha técnica.

Comentários (0)