Presidente da ATM incentiva gestores a participarem do Agenda Cidadã do TCE

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, participou nesta terça-feira, 17, em Gurupi, do Agenda Cidadã, programa do Tribunal de Contas do Estado

Crédito: Lino Vargas/Secom Gurupi

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, participou nesta terça-feira, 17, em Gurupi, do Agenda Cidadã, programa do Tribunal de Contas do Estado, por meio do Instituto 5 de Outubro,  quem tem o objetivo de orientar os gestores municipais e legisladores sobre a importância da sociedade na gestão administrativa.

 

Durante discursos de abertura, o presidente da ATM deixou recado aos prefeitos e demais gestores. "Participem ativamente desta importante ação do Tribunal de Contas, aproveitem a presença dos conselheiros relatores, tirem dúvidas e esclareçam os detalhes", disse Borges.

 

Gurupi recebeu o segundo encontro desta 15 edição do Programa Agenda Cidadã, voltado aos gestores  de 24 Municípios da região Sul do Estado. O primeiro encontro ocorreu em Palmas, em setembro, voltado aos Municípios que compõem a quarta relatoria. Nesta edição, o Agenda Cidadã tem como tema “TCE, Cidadania e Gestão Pública”.

 

Anfitriã, a prefeita de Gurupi  Josi Nunes disse que o evento agrega conhecimento aos participantes, e o Município está de portas abertas para ações como essa. "Diga-se de passagem, Gurupi é reconhecida como a Capital da Amizade, porque é bastante acolhedora. Mas, nós estamos agregando mais duas palavras nesse slogan: Gurupi, Capital da Amizade, do Conhecimento e da Inovação", disse a gestora, ao agradecer a presidência do TCE pela escolha do Município.

 

O conselheiro do TCE, Napoleão de Sousa Luz Sobrinho, responsável pela segunda relatoria, lembrou das mudanças em ritos administrativos e também em análises das contas. "Nós que trabalhamos com dinheiro público temos que ter bastante conhecimento sobre nossas ações, pois temos vasta legislação, que muda constantemente, e com isso se faz necessária essa atualização", disse, referindo-se as orientações presentes no Agenda Cidadã.

 

O evento é direcionado aos prefeitos, vereadores, secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, advogados e contadores dos municípios, conselhos e população em geral.

 

No total, serão realizados seis encontros regionais que vão atender aos 139 municípios do Estado. Os próximos encontros do Agenda Cidadã ocorrem nesta quinta-feira, 19, em Taguatinga, dia 24 em Araguaína, e dia 26 em Araguatins.

 

Comentários (0)