Presidente da Faet discute mudança no estatuto com sindicatos rurais do TO

Representantes de sindicatos rurais de todo o estado se reuniram com presidente da Federação da Agricultura nesta terça, 16, para discutir mudanças no Estatuto da FAET, que deve ser alinhado ao da CNA

Presidente da Faet se reúne com sindicatos rurais
Descrição: Presidente da Faet se reúne com sindicatos rurais Crédito: Divulgação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), Paulo Carneiro, recebeu nesta terça-feira, 16, presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado, quando foram discutidas alterações no Estatuto da FAET, com o objetivo de realinhar o documento ao da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  

Uma das principais alterações é a que altera a vigência do atual mandato da Diretoria e Conselhos da FAET e do SENAR de três para quatro anos. As mudanças no estatuto foram aprovadas por unanimidade, inclusive com a sugestão de que os mandatos dos Sindicatos Rurais também passem a ser de quatro anos, a exemplo da CNA. A atual gestão da FAET e do SENAR passa a ser, agora, até 2017.

Após o encerramento da reunião, também foram apresentadas algumas sugestões de parcerias para a realização das Feiras e Exposições Agropecuárias de 2016, que já está com calendário definido por todos os presidentes de Sindicatos Rurais do Tocantins. Serão 39 exposições agropecuárias, que vão de abril a setembro deste ano.

O presidente Paulo Carneiro destacou que as exposições agropecuárias desse 2015 teve um público recorde de mais de 1,5 milhões de pessoas e movimentou mais de R$ 170 milhões em negócios, além de realizar ações de capacitação profissional, entretenimento, incremento aos novos negócios e valorização da cultura regional.

Carneiro também reafirmou a importância de reuniões como essas para integrar, cada vez mais, o Sistema como um todo: “os Sindicatos Rurais são as entidades responsáveis pela existência das Federações, então é necessário e urgente que eles participem ativamente das ações desenvolvidas por todas as nossa Instituições. Os Sindicatos representam a FAET e o SENAR em todos os municípios do Tocantins”, destacou o presidente, assegurando que muitos encontros como esses acontecerão no decorrer deste ano.

ABC Cerrado

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, explicou aos presidentes de Sindicatos que já se encontram abertas as inscrições para capacitação de produtores rurais para o Projeto ABC Cerrado, bem como a contratação de técnicos de campo para atuarem na área de assistência técnica e gerencial aos produtores rurais do Tocantins.

“A Capacitação é a porta de entrada dos produtores rurais no Projeto. O ABC Cerrado, fornece ainda de forma gratuita ao produtor, assistência técnica e gerencial, mas para poder contar com essa consultoria ele precisa fazer uma das quatro capacitações”, esclarece Rayley Luzza, destacando que a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam atendidos, aproximadamente, 600 produtores e técnicos em vários municípios do Tocantins.

O Projeto

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

Comentários (0)