Presidente da Faet participa do lançamento da 22ª edição da Agrotins

Feira Tecnológica, que será realizada de 10 a 14 de maio, contará com 600 expositores e atrações turísticas

Crédito: Divulgação/Ascom Faet

Após dois anos sendo realizada de forma virtual devido à pandemia, a 22ª edição da Feira Tecnológica Agropecuária do Tocantins (Agrotins) será realizada presencialmente neste ano. “Integrar, intensificar e preservar” é o tema do evento que será ocorrerá de 10 a 14 de maio. Cerca de 600 expositores em uma área de 70 hectares participarão da maior feira tecnológica do Estado. As informações foram repassadas durante o lançamento oficial, realizado no Palácio Araguaia, em Palmas, nessa quarta-feira, 30.

 

O presidente da Faet, Paulo Carneiro, e o superintendente da Faet, Frederico Sodré, participaram do evento. Para o presidente, o "tema deste ano irá tratar tanto a intensificação do agro para o aumento da produção, quanto da inovação a serviço do meio ambiente". Ele também informou que o Sistema Faet/Senar estará presente com estande na exposição levando novidades para os produtores rurais e incentivando uma agricultura mais sustentável.

 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, fez a abertura do evento e falou sobre a expectativa da exposição inédita de produtos. “Este ano estamos com muitas novidades, seja o agricultor familiar que vai expor seus produtos, ou seja as indústrias que vão trazer tratores mais eficientes que consomem menos ou equipamentos que dão mais agilidade e precisão no plantio”. O secretário também falou da importância da Faet nesse contexto. “A  Agrotins é a percurssora do crescimento da agropecuária no nosso Estado, tivemos um crescimento de 400% nas principais commodities do Estado e a partir dali os produtores puderam conhecer mais sobre máquinas e equipamentos, a Faet foi a grande difusora disso através das feiras agropecuárias, por meio dos seus 40 sindicatos rurais”, afirmou.

 

O produtor rural, referência em grãos no Estado e representante da empresa de sementes Uniggel, Fausto Garcia, pontuou que a feira tecnológica mostra o quanto a agricultura e pecuária no Tocantins é forte e tem espaço para crescer. “Estamos há 14 anos participando desse evento e posso garantir o quanto ela representa o Estado em nível nacional. Nós produtores tocantinenses estamos amadurecendo, conquistando admiração e a Agrotins traz para nós essa oportunidade de conhecer novas cultivares e novas tecnologias que estão à disposição do agronegócio”, afirmou.

 

Potencial do agro brasileiro

 

A senadora Kátia Abreu pontuou a vocação do Brasil e Tocantins para o agro e falou também sobre meta estabelecida pela FAO para que países produtores de alimentos aumentem sua produção até 2050. “O Brasil está no topo da lista, por isso a importância de investirmos cada vez mais em tecnologia no campo, a Agrotins vem reforçar essa perspectiva de melhorar a nossa tecnologia, assim poderemos produzir mais do mesmo lugar, sem desmatar”.

 

Vicentinho Junior, deputado federal, falou sobre a importância e o respeito ao homem do campo. “Não se pode marginalizar o homem e mulher que levanta de madrugada para levar alimento a mesa dos brasileiros. Na pandemia o Brasil foi um dos poucos países que não teve desabastecimento nas prateleiras dos mercados”, relembrou. 

 

O governador Wanderlei Barbosa garantiu que seu gabinete será instalado na feira e que será um espaço para atender as demandas do produtor rural. “Eu falo da minha alegria de estarmos trabalhando em uma das vertentes mais importantes do nosso crescimento: o agronegócio. Essa feira irá fazer um demonstrativo das nossas evoluções no campo da ciência e da tecnologia para o homem do campo. Estou confiante no volume de negócios e no conhecimento que iremos levar e quero afirmar também que esse setor terá prioridade em minha gestão”. Ao final, Wanderlei anunciou que a feira contará com o momento cultural com várias atrações artísticas.

 

O lançamento reuniu senadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos, presidentes de autarquias, representantes de instituições bancárias, empresários e produtores rurais.

Comentários (0)