Presidente da OAB Nacional intervém em caso de jovem tocantinense retida nos EUA

Presidente da OAB Nacional, atendendo a pedido de Walter Ohofugi, irá atuar pessoalmente no caso de Anna Dutra, retida há dez dias em Chicago, nos EUA. A mãe da menina viajou ao seu encontro

Anna está há dez dias retida nos EUA
Descrição: Anna está há dez dias retida nos EUA Crédito: Divulgação/facebook

O presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia irá atuar pessoalmente no caso da jovem tocantinense Anna Beatriz Theophilo Dutra, 17 anos, que está retida há dez dias em Chicago, nos Estados Unidos. Segundo informações do Blog do Eduardo Azevedo, a mãe de Anna, a jornalista Leide Teophilo viaja nesta sexta ao encontro dela.

 

A ação do presidente da OAB é uma resposta ao pedido do presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, e da presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-TO, Graziela Reis.

 

Lamachia remeteu correspondência oficial aos presidentes da Ordem dos Advogados do Estado de Illions, Umberto S. Davi, e da Ordem dos Advogados da cidade de Chicago, Patrícia Brown Holmes. Nos ofícios, Lamachia explica que jovem partiu para os EUA no dia 18 de abril, com destino a Boston, mas “ao passar pelo setor de imigração no aeroporto de Detroit foi detida pelas autoridades locais sob a alegação de tentar entrar no país com finalidade diferente daquela especificada em seu visto (B1/B2) e encaminhada para um abrigo de jovens em Chicago, onde aguarda julgamento”.

 

Segundo a OAB, os códigos B1 e B2 são de vistos temporários concedidos para negócios, turismo, tratamento médico, entre outros.

 

O presidente Lamachia ressaltou que irá atuar no n âmbito nacional para  atender e prestar apoio aos advogados e à sociedade civil. “Dentre suas atribuições encontra-se elencada a garantia do direito de defesa de todo cidadão”, frisa Lamachia na correspondência.

 

O presidente da OAB pediu que a Ordem dos Advogados de Illions e a de Chicago acompanhem o caso e verifiquem se a jovem tocantinense “está recebendo o devido auxílio jurídico para que seja garantido seu direito de defesa”.

 

Mãe viaja ao encontro da jovem

De acordo com informações repassadas pelo jornalista Eduardo Azevedo, a mãe de Anna viajará nesta sexta-feira, 29, para acompanhar a situação da jovem nos Estados Unidos.  “Já tenho autorização do abrigo para vê-la, visitá-la e também da imigração para acompanhar o caso com documentos que poderão auxiliar a forma que eles tratarão a situação, para ela poder sair (do abrigo)”, disse.

 

(Com informações da Comunicação OAB-TO)

Comentários (0)