O estado do Tocantins foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ser a base de lançamento do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços. O evento acontece na sexta-feira, 2, às 10 horas, em Ponte Alta do Tocantins, e contará com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, do governador do estado, Wanderlei Barbosa, além de diretores e técnicos do órgão e representantes das esferas federal, estadual e municipal.
Como parte das ações nacionais de divulgação do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços, o IBGE organizou, com apoio do governo do estado e demais parceiros, a "Expedição IBGE Jalapão Tocantins". Composta por carros de vários órgãos públicos e entidades que são parceiras do IBGE na produção de indicadores, a caravana saiu de Palmas nesta quinta-feira, 1º, para Ponte Alta do Tocantins.
Agendas
O presidente do IBGE, , Marcio Pochmann, chegou em Palmas na quarta-feira, 31. Além da agenda específica do órgão, ele também cumpriu compromissos partidários. Filado ao PT, Pochmann manteve na quarta, 31, reunião com a Federação Brasil da Esperança (FE-BRASIL), composta pelos partidos PT, PV e PCdoB.
Sobre o Censo
Conforme a diretora de geociências do IBGE, Ivone Batista, a divulgação das coordenadas geográficas dos endereços, inédita nas operações censitárias, é um avanço para a visualização do processo de ocupação do território, reforçando ainda a integração das informações geográficas e estatísticas.
“Estamos muitos felizes e orgulhosos de poder contribuir com esse projeto maravilhoso. É uma oportunidade ímpar de mostrar nosso trabalho, nossa vivência, nossa realidade e poder colaborar, não apenas como servidores, mas como cidadãos e, acima de tudo, coroar um grande trabalho e celebrar a integração do nosso país”, declarou o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral.
“Expedição IBGE Jalapão Tocantins”
A concentração se dará a partir das 14 horas, na Praça dos Girassóis, no monumento Centro Geodésico do Brasil, onde os participantes terão os carros adesivados, além de receberem um kit e orientações para a expedição. A saída será às 15 horas, com paradas pelo caminho em locais estratégicos. A primeira será em Taquaruçu, distrito de Palmas, local que receberá o totem interativo com acesso às tecnologias do IBGE, que poderá ser manipulado por crianças, idosos, gestores, pesquisadores e demais habitantes interessados em conhecer o Brasil pelas plataformas do @Cidades, IBGE Educa, Sidra, Panorama do Censo 2022, entre outras.
A segunda parada será no município de Santa Tereza do Tocantins. No local, o grupo conhecerá a comunidade quilombola Barra do Aroeira e fará uma atividade programada sobre as informações inéditas da população quilombola, coletadas no Censo Demográfico 2022. Na chegada a Ponte Alta do Tocantins, por volta das 18 horas, além das falas das autoridades participantes, haverá também apresentações culturais regionais.
No dia 2 de fevereiro, às 10 horas, na Escola Estadual Alcides Rufo, em Ponte Alta do Tocantinso IBGE divulga as coordenadas dos endereços. No Censo Demográfico 2022 foi a primeira vez que o Instituto captou as coordenadas dos domicílios urbanos. Obter a informação georrefenciada no nível mais detalhado possibilita a realização de agregações de dados nos mais diversos recortes geográficos, beneficiando a produção de estatísticas.
Na tarde do dia 2, um totem interativo com acesso a tecnologias do IBGE também será inaugurado na Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins. Ainda no dia 2, às 14 horas, o grupo cumprirá agenda nos municípios do Jalapão. A “Expedição IBGE Jalapão Tocantins” se encarra na manhã do dia 3, retornando para a capital.
Expedições
Como parte das ações que resgatarão a história do IBGE, o órgão pretende realizar até 2026, ano de seu aniversário de 90 anos, as expedições que marcaram época e contribuíram para o conhecimento e desenvolvimento do Brasil. A “Expedição IBGE Jalapão Tocantins” será o piloto desse grande projeto.
Programação anterior
Antecedendo a saída da “Expedição IBGE Jalapão Tocantins”, o Instituto realiza programação na Capital Palmas. No dia 31 de janeiro, das 14 às 18 horas, haverá uma Oficina com gestores sobre o Portal do órgão, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), Banco de Informações Ambientais (BDIA) e, também, será apresentada a Plataforma Geográfica Interativa (PGI).
No dia 1º de fevereiro, das 9 às 12 horas, será realizado o evento "Diálogos Externos IBGE 90 Anos". A iniciativa, que também será lançada no Tocantins, ocorrerá nas 27 capitais, em parceira com o poder público local e com o apoio das entidades da sociedade que colaboram com os indicadores, eventos e ações do Instituto em cada estado. O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE: poder público (União, estados e municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros.
Programação – Coordenadas Geográficas do Censo/Expedição IBGE Jalapão Tocantins
Dia 31/01 (quarta-feira) – Palmas
14h às 18h – Oficina com Gestores - Portal IBGE, PGI, BDIA e Sidra (Equipe DGC, CDDI CCS e Superintendência);
14h30 às 18h - Visita do presidente do IBGE à sede do IBGE em Palmas e agenda com autoridades;
Dia 01/02 (quinta-feira) – Palmas
9h às 12h – Evento “Diálogos Externos IBGE 90 anos” com poder público local e representação coletiva;
14h – Concentração na Praça dos Girassóis, Palácio do Governo, adesivagem dos carros, distribuição dos kits;
15h – Saída da caravana com destino a Ponte Alta do Tocantins;
15h40 – Parada no Distrito de Taquaruçu para inauguração de totem interativo com acesso aos canais do IBGE.
17h40 – Parada na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira com atividade sobre o Censo Quilombola;
19h – Chegada em Ponte Alta do Tocantins, fala das autoridades e apresentação cultural;
Dia 02/02 (sexta-feira) - Ponte Alta do Tocantins
10h – Evento “Coordenadas Geográficas dos Endereços” na Escola Estadual Alcides Rufo; com presença do governador do Tocantins e demais autoridades;
14h às 18h – Inauguração do totem na Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins e agenda com autoridades locais e visita ao Jalapão, conhecendo projetos e perspectivas de novas parcerias;
Dia 03/02 (sábado) - Ponte Alta do Tocantins/Palmas/Rio de Janeiro
6h – saída e passagens por atrativos naturais;
9h – Chegada a Palmas;
15h - Retorno para o Rio de Janeiro.
Comentários (0)