Presidente Lula inaugura Ponte de Xambioá nesta terça, 18; ele já embarcou para o TO

Na comitiva do presidente Lula, estão o governador em exercício Laurez Moreira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a ex-senadora Kátia Abreu

Crédito: Foto Montagem T1 Notícias/foto da ponte: Dnit

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira, 18, às 10 horas, em solenidade na Orla de Xambioá, Norte do estado, a Ponte sobre o Rio Araguaia, localizada na divisa com São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153. Na comitiva do presidente, estão o governador em exercício Laurez Moreira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e Kátia Abreu, ex-senadora pelo Tocantins; ex-ministra da Agricultura no segundo governo da presidenta Dilma Rousseff e membro do Conselho de Administração da JBS. Eles já estão a caminho do Tocantins, onde se juntarão a outras autoridades locais. 

 

Com mais de 1,7 km de extensão e investimentos de R$ 28,6 milhões, a Ponte de Xambioá/São Geraldo do Araguaia é um marco na infraestrutura nacional e um legado do Novo PAC para a região. De acordo com o Governo Federal, a entrega obra consolidará um importante corredor logístico da BR-153, reduzirá custos de frete, otimizará o escoamento da produção e fortalecerá a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a Região Norte no cenário nacional e internacional.

 

 

"Uma nova era de integração e desenvolvimento se inicia para o Norte do Brasil com a conclusão e entrega, pelo Governo Lula do PT, da Ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153", avalia o Partido dos Trabalhadores no Tocantins.  O PT Tocantins ressalta que a travessia definitiva e segura chega ao Tocantins e Pará após anos de espera e entraves. 

 

 

Olhos no Tocantins

Essa é a segunda vez neste ano que o presidente Lula visita o Tocantins e deve vir mais uma vez para a inauguração da ponte sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), prevista para dezembro. Na primeira visita, em junho, o presidente Lula entregou em Araguatins títulos de terra e anunciou a regularização de 1,9 milhão de hectares no estado

 

 

Renan Filho e Laurez Moreira

No início de novembro (dia ), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador em exercício Laurez Moreira, visitaram a obra da ponte. Na ocasião, a estrutura estava sendo finalizada e Renan anunciou a entrega da obra e a vinda do presidente Lula para a inauguração.

 

 

Prioridade

De acordo com o PT Tocantins, o governo Lula, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tratou a obra como prioridade e enfrentou os desafios jurídicos e operacionais que impediam sua conclusão. A autorização da Justiça Federal para a retomada das obras, obtida a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) em junho deste ano, foi decisiva para destravar a finalização da ponte. A paralisação anterior, decorrente de uma disputa judicial, ameaçava causar prejuízos adicionais de até R$ 130 milhões e perpetuar a dependência das balsas.

 

 

Além do imbróglio judicial, a etapa final da obra demandou uma complexa articulação do Governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) para resolver as pendências de desapropriação de famílias nas cabeceiras da ponte, um problema herdado de gestões anteriores. O governo do PT conduziu processos de conciliação judicial para resolver a questão, o que permitiu o início dos serviços de encabeçamento e aterros, última fase antes da liberação ao tráfego.

 

 

A ponte é um eixo estratégico para o escoamento da produção agropecuária da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Com ela, o transporte de cargas e passageiros ganhará agilidade e segurança, reduzindo custos logísticos e integrando-se multimodalmente com a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Tocantins-Araguaia.

 

 

Compromisso

Nile William, presidente do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO), ressaltou o compromisso do partido e do governo Lula em resolver os problemas que afetam diretamente a vida da população. "A entrega da Ponte do Araguaia é a materialização de um compromisso do presidente Lula e do PT com o povo tocantinense e paraense. Enquanto outros governos deixaram a obra engavetada e enfrentando problemas judiciais e de desapropriação, nosso governo agiu. O PT conhece as necessidades reais das pessoas, e investiu pesado para destravar e finalizar esta obra estratégica. Nós não viramos as costas para o problema; fizemos frente a ele, com determinação e diálogo, para resolver a vida de milhares de famílias, produtores rurais e empresários que dependem desta ligação. Esta ponte não é só de concreto e aço; é de esperança, desenvolvimento e justiça social para nossa gente”, destacou o presidente estadual.

 

 

A entrega da Ponte do Araguaia em Xambioá, se soma a um conjunto de investimentos históricos do Governo Lula no Tocantins, que em 2024 registrou um aumento de 98% nos recursos para infraestrutura de transportes em comparação com 2022, refletindo o compromisso com o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões do país.

Comentários (0)