PRF resgata mais de 100 animais silvestres e os leva ao Centro de Fauna do Naturatins

Resgate de 1 ema filhote, 3 maitacas-de-cabeça-azul, 5 araras-azul, 3 jabutis piranga, 3 macacos mão-de-ouro e 9 prego, 2 anacãs, 16 pássaros pretos, 55 jandaias-verdadeiras e 10 pipiras-vermelha

Animais receberam alimentação adequada a cada espécie
Descrição: Animais receberam alimentação adequada a cada espécie Crédito: Divulgação Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), recebeu, nesta quarta-feira, 10, mais de 100 animais silvestres de diferentes espécies. Os animais foram apreendidos durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Gurupi, na última terça-feira, 09.

 

 

A ação ressaltou na apreensão de uma ema filhote, três maitacas-de-cabeça-azul, cinco araras-azul, três jabutis piranga, três macacos mão-de-ouro, nove macacos-prego, duas anacãs, 16 pássaros pretos, 55 jandaias-verdadeiras e 10 pipiras-vermelha. 

 

 

Durante a fiscalização da PRF, as equipes do Naturatins de Gurupi foram acionadas para recolher os animais. Por se tratar do período noturno, os animais permaneceram sob cuidados e observação na unidade local e, na manhã desta quarta-feira, 10, foram transportados ao Cefau, em Palmas, onde receberam os atendimentos necessários.

 

 

Após avaliação e cuidados, alguns animais foram devolvidos à natureza, enquanto outros permanecem em observação, mas em bom estado de saúde.

 

 

A coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca, explicou em que condições os animais chegaram e quais procedimentos foram realizados. “Os animais provenientes da apreensão chegaram ao centro em diferentes condições de saúde. Muitos eram filhotes e, por isso, receberam atenção imediata, incluindo atendimento veterinário e alimentação adequada a cada espécie.

 

 

Em seguida, todos passaram por triagem clínica e identificação individualizada. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie, como os passeriformes, foram prontamente devolvidos à natureza em áreas adequadas para soltura. Já os filhotes e os animais que necessitam de cuidados adicionais permanecem em reabilitação, recebendo acompanhamento especializado até estarem aptos a retornar ao habitat natural", esclarece. 

 

 

Cefau

O Cefau foi criado com o objetivo de proteger a fauna silvestre, por meio da realização de ações de assistência a animais em situação de risco, do desenvolvimento de atividades socioambientais e educativas, e do combate ao tráfico de animais.

Comentários (0)