Primeira-dama Karynne Sotero prestigia 15º Encontro de Mulheres Cooperativistas

O evento promove o fortalecimento e aumentar a presença feminina nas cooperativas do estado.

Crédito: Loise Maria/Secom

Nesta sexta-feira, 17, a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, participou do 15º Encontro de Mulheres Cooperativistas, um evento dedicado a promover o fortalecimento e aumentar a presença feminina nas cooperativas do estado. A iniciativa visa reconhecer o papel fundamental das mulheres no âmbito cooperativista.

 

Na ocasião, a primeira-dama destacou a importância dos espaços ocupados pelas mulheres. “Que alegria enorme estar aqui com tantas mulheres lindas, corajosas eu me sinto honrada pelo convite desde já agradeço e parabenizo a todas pela 15ª edição deste encontro de mulheres cooperativistas. O papel de estar à frente de uma cooperativa não é fácil, mas são atitudes como essas que encorajam outras mulheres a ocuparem espaços, a acreditarem no seu potencial e assim a cada dia nós mulheres vamos ocupando mais cargos que antes eram apenas liderados por homens. Eu espero que cada um de vocês pensem na missão de encorajar outras mulheres, porque eu tenho certeza que esse papel de estar de frente de uma cooperativa não é fácil, mas a viemos para quebrar barreiras e padrões”. disse a primeira-dama.

 

“Eu agradeço imensamente a presença da nossa primeira-dama, Karynne Sotero, é uma honra tê-la aqui conosco nessa noite. Eu me sinto imensamente feliz em poder dizer que este é o nosso 15º encontro. Ver o quanto fomos evoluindo ao longo desses anos, é gratificante a gente trabalhar nesse movimento que só cresce e alcança mais mulheres a cada dia. Eu só tenho a agradecer a cada uma de vocês por estar aqui nesta noite”, afirmou a superintendente do sistema OCB Sescoop Tocantins, Maria José Oliveira. 

 

Atualmente, das 33 cooperativas do Tocantins, 15 têm mulheres eleitas em seus conselhos administrativos e/ou conselhos fiscais, ou ocupando cargos em alguma diretoria. Este é um avanço significativo, refletindo o compromisso e a contribuição valiosa das mulheres para o desenvolvimento e governança das cooperativas.

 

A presidente da cooperativa de Xambiá, Santana Barreto, uma das homenageadas da noite, ressaltou que a cooperativa trouxe oportunidade para muitas mulheres da região.“Iniciamos esse trabalho em Xambiá em 2014, recebemos mulheres que nunca tinham trabalhado, mulheres que se emocionaram ao receber o seu primeiro salário. A cooperativa é uma oportunidade para essas mulheres de sair de casa, de interagir e de buscar o seu espaço no mercado de trabalho”, disse Maria Barreto 

 

Na ocasião, o Sistema OCB Tocantins destacou e parabenizou todas as cooperativas que têm abraçado a oportunidade de compartilhar a governança de suas gestões com mulheres. Reconhecendo, em especial, aquelas que não apenas abriram espaço para as mulheres em seus conselhos, mas também têm mulheres exercendo a função de presidentes.

 

O 15º Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins representa um marco no caminho da equidade de gênero e do reconhecimento do papel vital das mulheres no sucesso das cooperativas.

Comentários (0)