Primeira-dama Karynne Sotero recebe estudantes de Miracema no Palácio Araguaia

Visita faz parte do projeto Portas Abertas, que incentiva a visitação a prédios históricos e a sede do Governo do Estado

Crédito: Loise Maria/Governo do Tocantins

A primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, deu continuidade ao projeto Portas Abertas ao receber na manhã desta sexta-feira, 20, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Oscar Sardinha, de Miracema do Tocantins. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer a sede do Governo do Estado, parte importante da história tocantinense.

 

Entre os alunos, as irmãs Bruna e Gabriela Almeida, de 14 e 15 anos, entregaram à primeira-dama uma história em quadrinhos criada por elas, que retrata a vida escolar e as demandas dos estudantes. O gesto emocionou a primeira-dama, que reforçou a importância de ouvir as vozes da juventude. “É muito gratificante receber esse presente tão especial, feito com tanto carinho. Saber que nossos jovens estão engajados e expressando suas ideias de forma criativa nos enche de esperança. Eles são o futuro do nosso estado e momentos como esse mostram como é importante que nos aproximemos cada vez mais para ouvi-los e aprender com eles”, declarou Karynne Sotero.

 

A visita guiada pelo prédio histórico é realizada com apoio do Núcleo de Atendimento ao Turista do Palácio Araguaia (NAT) e apresenta, aos participantes, uma viagem pela criação do Tocantins e do Poder Executivo estadual, por meio dos painéis e itens expostos nas dependências do local.

 

A diretora da escola, Maria das Dores Borges Azevedo, destacou a empolgação dos estudantes com a visita. “A expectativa deles era muito grande. Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer o Palácio Araguaia e, principalmente, a primeira-dama. Eles estavam bem ansiosos. Temos alunos aqui que nunca tinham vindo a Palmas, então é emocionante ver a carinha de felicidade deles”, comentou a diretora.

 

A aluna Gabriela Almeida falou sobre a experiência de conhecer o Palácio Araguaia. “Eu achei ótimo, todos foram muito educados e gentis com a gente. O que mais gostei foi das pinturas na parede e da maquete da Praça dos Girassóis. Conhecer a primeira-dama foi muito especial e, com certeza, agora vou fazer uma nova história em quadrinhos sobre essa visita e o quanto foi legal estar aqui”, relatou a jovem.

 

Além disso, a equipe da escola apresentou à primeira-dama um o projeto Oscar - Aprender para Transformar: Diminuindo a Violência e a Evasão Escolar realizado com os alunos, no qual os jovens trocam pontos acumulados pelo bom desempenho escolar por uma moeda fictícia. Com esse dinheiro, os estudantes podem fazer compras em um mercadinho que oferece itens como roupas, calçados, doces e brinquedos, incluindo até bicicletas. A primeira-dama destacou a importância de ações que incentivam o engajamento dos alunos. “Ver um projeto tão criativo, que valoriza o desempenho escolar e ao mesmo tempo ensina sobre educação financeira para os alunos, é inspirador. Essa é uma ideia que pode servir de exemplo para muitas outras escolas no nosso estado”, afirmou.

 

Projeto Portas Abertas

O projeto Portas Abertas, liderado pela primeira-dama Karynne Sotero, tem como objetivo aproximar os tocantinenses dos prédios históricos e da sede do Governo do Estado. Grupos de alunos, indígenas, quilombolas e idosos, entre outros, têm a oportunidade de visitar o Palácio Araguaia e aprender mais sobre a história do Tocantins.

 

Comentários (0)