Primeira-dama Karynne Sotero visita sede do Programa Jovem Trabalhador em Palmas

Programa do Governo do Tocantins é responsável por inserir adolescente e jovens entre 16 e 21 anos no mercado de trabalho e é o maior programa de primeiro emprego para jovens da região Norte do país.

Crédito: Loise Maria/Governo do Tocantins

A primeira-dama do Estado do Tocantins, Karynne Sotero, visitou a sede do Programa Jovem Trabalhador, a Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), localizada em Palmas, nesta terça-feira, 7. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, também esteve presente na visita técnica.

 

O Jovem trabalhador, idealizado pelo Governo do Tocantins, é o maior programa de primeiro emprego para jovens da região Norte do País, responsável por inserir no mercado de trabalho mais de 2 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios do Tocantins 

 

Karynne Sotero parabenizou toda a equipe e ressaltou estar muito realizada em visitar a sede do projeto no Tocantins. “Primeiramente, quero parabenizar toda equipe à frente do projeto, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, a gerente da Renapsi, Patrícia Lucena, e toda sua equipe. Estou muito feliz em conhecer esse programa. Espero que cada jovem aqui aproveite a chance que estão tendo, pois, o objetivo do Governo do Tocantins é o de criar oportunidade para os nossos jovens no mercado de trabalho. Parabenizo a todos e desejo boa sorte a cada um'', expressou a primeira-dama.

 

“Estamos muito honrados com a visita da primeira-dama para conhecer o Programa Jovem Trabalhador e abraçar esse projeto maravilhoso do Governo do Tocantins. Atualmente, nós já estamos nos 139 municípios e temos tido um avanço nas retiradas de carteiras de trabalho nos últimos dois ou três meses, em que constatamos que muito é por conta do Programa. Quero deixar o meu agradecimento à primeira-dama e ao nosso governador Wanderlei Barbosa que tem como prioridade em seu Governo criar oportunidades e gerar empregos do jovem ao adulto”, pontuou o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento, Jonis Calaça. 

 

Na ocasião, a gerente da Renapsi, Patrícia Lucena, apresentou à primeira-dama, Karynne Sotero, toda estrutura da sede, além de jovens que fazem parte do programa Jovem Trabalhador em Palmas. “Receber a nossa primeira-dama Karynne é motivo de muita alegria para todos nós. Hoje temos mais de dois mil jovens já contratados e trabalhando. O Programa Jovem Trabalhador tem como objetivo dar a oportunidade de inclusão ao jovem no mercado de trabalho por meio da formação técnico profissional e do fortalecimento de vínculos. O nosso programa é o primeiro da região norte e espelho para todo o país”, declarou a gerente da Renapsi.

 

Programa Jovem Trabalhador

 

O Jovem Trabalhador é um programa financiado com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO) e tem como objetivos selecionar, contratar, capacitar e qualificar adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, para atuar em órgãos dos poderes Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público Estadual (MPTO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e municípios. A Demà Jovem by Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) é a empresa contratada pelo Governo do Tocantins para executar o programa.  

 

O público-alvo do programa engloba jovens em situação de risco social ou pessoal por situação de trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional e/ou deficiência, entre 16 e 21 anos. Considerando as particularidades do Estado, estão incluídos como prioridades na contratação jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural.

Comentários (0)