Primeira etapa de coleta do Censo Escolar 2024 começa no Tocantins nesta quarta, 29

Os responsáveis pelas redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso até o dia 31 de julho

Crédito: Mari Rios/ Governo do Tocantins

No dia 29 de maio, terá início a primeira etapa do Censo Escolar, com prazo final de envio até 31 de julho. As escolas e redes de ensino levantarão os dados para inserção no Sistema Educacenso. O objetivo nesta primeira fase é acompanhar o preenchimento correto dos formulários no levantamento de todas as informações possíveis.

 

Para tanto, segundo o gerente do Censo Escolar, Josenilson Vieira dos Anjos, da Secretaria de Estado da Educação, todos os envolvidos na coleta devem conhecer bem como o processo funciona. “É fundamental que todos os envolvidos compreendam, conheçam e tenham clareza sobre os conceitos relacionados a cada item a ser informado, como monitoramento de prazos e verificação da qualidade das informações declaradas, a fim de possibilitar a correção, pelas escolas, de eventuais inconsistências identificadas”, destacou.

 

No período de coleta, serão realizadas a conferência de documentos, a infraestrutura da escola e os dados de formação dos profissionais escolares em sala de aula e comparados com os dados informados no Sistema Educacenso.

 

Esta é a primeira fase de coleta do Censo Escolar, em que as informações gerais sobre o sistema educacional são levantadas. Nesse momento, são levantados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

 

As informações englobam todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, tendo como base de referência do Censo Escolar o dia 29 de maio.

 

O que serve de base para o monitoramento da matrícula inicial no ano de 2024 é a realização de acompanhamento e monitoramento das escolas das redes estaduais, municipais e privadas do Tocantins, que constam nos Relatórios de Taxa de Risco e de Alertas, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2023.

 

A garantia da veracidade dos dados coletados tem base na Portaria nº 181, definidora do cronograma do Censo Escolar, e justifica-se pela importância destes dados para a elaboração de diagnósticos, análise e acompanhamento de políticas públicas que são planejadas para o sistema educacional brasileiro.

Comentários (0)