Primeira etapa de provas do Enem acontece domingo, 5, para 32,6 mil inscritos no TO

Para garantir um ambiente seguro e tranquilo aos inscritos, as forças de segurança do Tocantins realizam a Operação Integrada; Ao todo, as corporações estão empregando um efetivo de 660 agentes

Crédito: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

O primeiro fim de semana com aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 5 de novembro. No Tocantins, são 32.620 candidatos inscritos, sendo 20.467 do sexo feminino e 12.153 do sexo masculino. No estado, a cor/raça predominante de inscritos foi a Parda, com 18.230 inscrições. Em seguida, a cor Branca (7.930), Preta (4.996), Amarela (855), Indígena (259) e Não Declarada (350). Em comum a todos os inscritos, o objetivo é o acesso ao Ensino Superior. Em todo País, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação, estão inscritos 3.933.992 candidatos.

 

No Estado, as provas serão realizadas em 127 locais, distribuídos em 31 municípios. Uma operação para garantir um ambiente seguro e tranquilo aos inscritos foi preparada pelas forças de segurança que atuam no Tocantins. Denominada Operação Integrada Enem 2023, a ação ocorrerá nos dois fins de semana de aplicação das provas do Enem, ou seja, neste domingo, 5 de novembro, e no próximo, dia 12.


Ao todo, as corporações estão empregando na operação, um efetivo de 660 agentes de segurança pública. Além disso, 210 policiais penais devem prestar apoio durante a aplicação das provas para as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, que serão aplicadas nas 25 unidades prisionais do Estado.


As ações da Operação Enem 2023 serão acompanhadas pelo Gabinete de Monitoramento instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O gabinete é coordenado pela Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o SIOP. A operação conta com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Correios, Energisa e Cebraspe, banca responsável pela aplicação das provas.


A aplicação das provas

No domingo, 5 de novembro, a previsão é de que os portões dos locais de prova sejam abertos às 12 horas (horário de Brasília), com início da aplicação das provas às 13h30. Neste primeiro fim de semana, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O estudante também deverá responder à prova de Língua Estrangeira escolhida (Inglês ou Espanhol).

 

No segundo domingo de aplicação das provas, no dia 12 de novembro, os inscritos serão submetidos às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

 

O prazo para responder ambas as provas é de 5h30. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 24 de novembro e o resultado para 16 de janeiro de 2024.

 

Dicas para controlar a ansiedade

Foram meses de preparação e agora chegou o momento das provas. Para segurar a tensão e a ansiedade, seguem algumas dicas para fazer uma prova com tranquilidade.

 

Antes da prova

Mantenha uma alimentação leve e evite comidas diferentes do habitual

Faça atividades físicas leves

Assista a um filme. Leia  um livro, faça uma caminhada

Converse com a família e amigos

Não faça estudos intensos

Se sentir necessidade, revise anotações e mapas mentais

 

Na hora da prova

Beba água, pois a hidratação é importante

Leve um lanche leve e saboroso

Se ficar nervoso (a) ou ansioso (a), faça uma pausa para ir ao banheiro

Faça respiração consciente

Comentários (0)