Primeira etapa de provas do Enem acontece neste domingo, 5, em 31 municípios do TO

No Tocantins, as provas serão aplicadas em 127 locais; candidatos fazem neste domingo, 5, as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Tecnologias e Redação

Crédito: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Depois de aguardar por meses a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de 3,9 milhões de candidados inscritos no Brasil, 32,6 mil no Tocantins realizam neste domingo, 5, a primeira etapa de provas. Para não perder este momento, o candidato deve ficar atento ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá às 13 horas (horário de Brasília). Os portões dos locais serão abertos às 12 horas e a aplicação das provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Tecnologias e Redação acontece a partir das 13h30. No Tocantins, o instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação, aplicará as provas em 127 locais, distribuidos em 31 municípios. 

 

Uma operação para garantir um ambiente seguro e tranquilo aos inscritos foi preparada pelas forças de segurança que atuam no Tocantins. Denominada Operação Integrada Enem 2023, a ação ocorre nos dois fins de semana de aplicação das provas do Enem, ou seja, neste domingo, 5 de novembro, e no próximo, dia 12. Ao todo, as corporações estão empregando na operação, um efetivo de 660 agentes de segurança pública. Além disso, 210 policiais penais devem prestar apoio durante a aplicação das provas para as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, que serão aplicadas nas 25 unidades prisionais do Estado.


As ações da Operação Enem 2023 serão acompanhadas pelo Gabinete de Monitoramento instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O gabinete é coordenado pela Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSI/SSPTO) e o SIOP. A operação conta com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Correios, Energisa e Cebraspe, banca responsável pela aplicação das provas.


Ônibus gratuito em Palmas

Em Palmas, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reforçará as linhas do transporte coletivo, com 12 veículos a mais, para atender as demandas dos estudantes. A prova do Enem será aplicada em unidades de ensino da Capital. De acordo com o superintendente de Transporte da ATCP, Morisdant Saboia, o Enem movimenta toda a cidade e por isso as linhas serão reforçadas nos dois domingos, primeira e segunda etapa. “O reforço ocorrerá com a intenção de evitar aglomerações e garantir o transporte seguro dos alunos aos locais de provas”, afirma.

 

Saboia destaca que as linhas alimentadoras poderão ser distribuídas para os locais de provas que apresentarem maior demanda por parte dos usuários. Já as demais linhas funcionarão com suas rotas e itinerários sem alterações.

 

A aplicação das provas

Neste primeiro fim de semana, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O estudante também deverá responder à prova de Língua Estrangeira escolhida (Inglês ou Espanhol). No segundo domingo de aplicação das provas, no dia 12 de novembro, os inscritos serão submetidos às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.O prazo para responder ambas as provas é de 5h30. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 24 de novembro e o resultado para 16 de janeiro de 2024.

 

Atenção às proibições do Edital

Além de estar com os estudos em dia, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova.

 

É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição. Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante.

 

Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

 

Também são aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

 

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.

 

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de encerramento é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

 

As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

O que não levar

 

Segundo estabelecido no edital do Enem, alguns objetos não podem permanecer com os candidatos durante a prova. Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado). Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.

 

No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica, e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.

 

Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.

 

Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. Isso também vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.

 

Dicas para controlar a ansiedade

Foram meses de preparação e agora chegou o momento das provas. Para segurar a tensão e a ansiedade, seguem algumas dicas para fazer uma prova com tranquilidade.

 

Antes da prova

Mantenha uma alimentação leve e evite comidas diferentes do habitual

Faça atividades físicas leves

Assista a um filme. Leia  um livro, faça uma caminhada

Converse com a família e amigos

Não faça estudos intensos

Se sentir necessidade, revise anotações e mapas mentais

 

Na hora da prova

Beba água, pois a hidratação é importante

Leve um lanche leve e saboroso

Se ficar nervoso (a) ou ansioso (a), faça uma pausa para ir ao banheiro

Faça respiração consciente

Comentários (0)