Procon Tocantins fecha o ano entre os 10 estados com maior número de atendimentos

Com 38.800 atendimentos, o Procon/TO ocupa o 8º lugar no ranking nacional. Entre os estados que compõem apenas a região Norte, o Tocantins é primeiro no número de atendimentos

Superintendente do Procon/TO, Walter Viana, destaca ações
Descrição: Superintendente do Procon/TO, Walter Viana, destaca ações Crédito: Divulgação/Procon-TO

O Tocantins termina o ano de 2018 entre os 10 estados com maior número de atendimentos ao consumidor por meio do Procon/TO. Os dados são do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) referente aos Procons Estaduais. Com 38.800 atendimentos, o Procon/TO ocupa o 8º lugar no ranking nacional. É válido destacar que dos estados que compõem apenas a região Norte, o Tocantins é primeiro no número de atendimentos, seguido por Rondônia com 30.597.

 

O Tocantins também superou a média recomendada pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) referente a resolutividade das reclamações. De acordo com a Associação, o índice apresentado é de 80% e o Procon/TO fecha o ano com 84,5% com as demandas resolvidas. 

 

À frente da gestão desde abril, o superintendente do Procon/TO, Walter Viana, informou ao T1 Notícias que investimentos na Educação para o Consumo, assim como trabalhar a relação entre consumidor e fornecedor, permitiu o crescimento na resolutividade das reclamações. Blitze educativas com distribuição de material informativo, palestras em empresas, comércio e escolas; além de capacitações na área de Defesa do Consumidor para os servidores foram algumas das ações desenvolvidas. A projeção é de um aumento de 20% na quantidade de consumidores alcançados pelas ações de Educação para o Consumo

 

"Nossa maior preocupação nunca foi a aplicação de multas com fins de arrecadação, mas sobretudo de conscientização, por isso foi fundamental potencializar esta relação de consumo entre consumidor e fornecedor. Assegurar que os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor fossem cumpridos de forma clara. Que todos os tocantinenses tivessem acesso a informação e buscassem o Procon confiantes que estávamos empenhados em solucionar o seu problema. E assim ficamos acima da média nacional", destacou Viana.

 

Ações do Procon

 

O superintendente ressalta ainda que de abril a dezembro de 2018, quase 15 mil pessoas foram alcançadas por meio de palestras, com públicos desde de crianças a idosos em 27 municípios. Viana, relata também que as diversas atividades do Procon, entre elas: dois programas de rádio, o "Procon Responde" em Guaraí e Palmas; ações educativas e de fiscalização em datas comemorativas, temporada de praias, pesquisa de preço dos combustíveis, retorno às aulas e de promoções, proporcionaram a população uma interação direta com o Procon Tocantins.

 

“Para 2019, continuar investindo na modernização da gestão, na capacitação dos servidores e informatização do atendimento são algumas das prioridades para continuar assegurando os direitos do consumidor, com atendimento de qualidade”, destacou o gestor.

 

Atualmente o Procon possui 11 núcleos instalados em 10 municípios tocantinenses e com a implantação do Procon Itinerante, prevista para o próximo ano, vai proporcionar aos consumidores que residem em localidades que não possuem Núcleo Regional de Atendimento também sejam beneficiados de forma rápida e eficiente.

 

Confira o ranking nacional de atendimentos dos Procons estaduais

 

São Paulo - 276.229

Paraná - 89.402

Goiás - 83.426

Pernambuco - 61.725

Bahia - 60.581

Espírito Santo - 53.818

Brasília - 43.646

Tocantins -  38.800

Maranhão -  38.727

Mato Grosso do Sul - 30.642

 

Ranking da região Norte

 

Tocantins - 38.800

Rondônia - 30.597

Pará - 15.567

Amazonas - 11.293

Acre - 8.659

Amapá - 6.514

Roraima - 970

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