O Tocantins termina o ano de 2018 entre os 10 estados com maior número de atendimentos ao consumidor por meio do Procon/TO. Os dados são do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) referente aos Procons Estaduais. Com 38.800 atendimentos, o Procon/TO ocupa o 8º lugar no ranking nacional. É válido destacar que dos estados que compõem apenas a região Norte, o Tocantins é primeiro no número de atendimentos, seguido por Rondônia com 30.597.
O Tocantins também superou a média recomendada pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) referente a resolutividade das reclamações. De acordo com a Associação, o índice apresentado é de 80% e o Procon/TO fecha o ano com 84,5% com as demandas resolvidas.
À frente da gestão desde abril, o superintendente do Procon/TO, Walter Viana, informou ao T1 Notícias que investimentos na Educação para o Consumo, assim como trabalhar a relação entre consumidor e fornecedor, permitiu o crescimento na resolutividade das reclamações. Blitze educativas com distribuição de material informativo, palestras em empresas, comércio e escolas; além de capacitações na área de Defesa do Consumidor para os servidores foram algumas das ações desenvolvidas. A projeção é de um aumento de 20% na quantidade de consumidores alcançados pelas ações de Educação para o Consumo
"Nossa maior preocupação nunca foi a aplicação de multas com fins de arrecadação, mas sobretudo de conscientização, por isso foi fundamental potencializar esta relação de consumo entre consumidor e fornecedor. Assegurar que os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor fossem cumpridos de forma clara. Que todos os tocantinenses tivessem acesso a informação e buscassem o Procon confiantes que estávamos empenhados em solucionar o seu problema. E assim ficamos acima da média nacional", destacou Viana.
Ações do Procon
O superintendente ressalta ainda que de abril a dezembro de 2018, quase 15 mil pessoas foram alcançadas por meio de palestras, com públicos desde de crianças a idosos em 27 municípios. Viana, relata também que as diversas atividades do Procon, entre elas: dois programas de rádio, o "Procon Responde" em Guaraí e Palmas; ações educativas e de fiscalização em datas comemorativas, temporada de praias, pesquisa de preço dos combustíveis, retorno às aulas e de promoções, proporcionaram a população uma interação direta com o Procon Tocantins.
“Para 2019, continuar investindo na modernização da gestão, na capacitação dos servidores e informatização do atendimento são algumas das prioridades para continuar assegurando os direitos do consumidor, com atendimento de qualidade”, destacou o gestor.
Atualmente o Procon possui 11 núcleos instalados em 10 municípios tocantinenses e com a implantação do Procon Itinerante, prevista para o próximo ano, vai proporcionar aos consumidores que residem em localidades que não possuem Núcleo Regional de Atendimento também sejam beneficiados de forma rápida e eficiente.
Confira o ranking nacional de atendimentos dos Procons estaduais
São Paulo - 276.229
Paraná - 89.402
Goiás - 83.426
Pernambuco - 61.725
Bahia - 60.581
Espírito Santo - 53.818
Brasília - 43.646
Tocantins - 38.800
Maranhão - 38.727
Mato Grosso do Sul - 30.642
Ranking da região Norte
Tocantins - 38.800
Rondônia - 30.597
Pará - 15.567
Amazonas - 11.293
Acre - 8.659
Amapá - 6.514
Roraima - 970
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