Produtores de Gurupi debatem mercado de carbono em oficina da Semarh no dia 9/06

Evento busca aproximar o setor agroprodutivo das políticas climáticas e oportunidades do JREDD+ no Tocantins

Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

A cidade de Gurupi sedia na próxima segunda-feira, 9 de junho, uma oficina participativa voltada ao setor agroprodutivo, com foco no mercado de carbono e na política climática do Tocantins. O encontro será realizado às 18h, no auditório do Sebrae, e é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 

A atividade integra o ciclo de consultas públicas do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (JREDD+), com o objetivo de envolver produtores rurais na construção de políticas ambientais alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

 

Durante a oficina, serão apresentados os conceitos e benefícios do mercado de carbono, além das salvaguardas ambientais previstas no sistema estadual. Técnicos da Semarh e representantes do programa irão orientar os participantes sobre como colaborar com a política climática estadual e acessar possíveis oportunidades econômicas a partir da conservação ambiental.

 

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lélis, participa do evento ao lado de técnicos da pasta.

 

Sobre o JREDD+

O Programa Jurisdicional REDD+ é uma política pública estadual que busca combinar preservação ambiental com desenvolvimento econômico, especialmente no bioma Cerrado. Por meio da comercialização de créditos de carbono, a iniciativa pretende gerar benefícios financeiros para produtores rurais, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

 

Serviço

Oficina Participa – Programa JREDD+ e mercado de carbono no setor agroprodutivo
Data: 9 de junho de 2025 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório do Sebrae, Gurupi (TO)
Realização: Semarh / Governo do Tocantins

Comentários (0)