Produzindo a partir de maio, Formoso tem melhores sementes e atende multinacionais

Produzindo a partir de maio, Formoso tem melhores sementes e atende GO, BA e MT

Heno Rodrigues e Luciano Carneiro: sementes de Formoso em destaque
Descrição: Heno Rodrigues e Luciano Carneiro: sementes de Formoso em destaque Crédito: Luan Machado

A produção de sementes de arroz e soja no Projeto Rio Formoso, em Formoso da Araguaia, tem provocado uma vantagem no mercado de sementes da região centro-oeste e Norte do País, que vem chamando a atenção dos concorrentes na região de Luiz Eduardo Magalhães, fronteiriça com o Sudeste do Estado.

 

Trabalhando em área irrigada, as três etapas do projeto estão plantando soja além do arroz e soja exclusiva para sementes.  À frente da Secretaria Municipal de Agricultura de Formoso, o analista de sementes Luciano Carneiro explicou ao T1 Notícias o motivo da vantagem: sementes oferecidas ao cliente logo após a colheita, com no máximo dois meses de armazenagem, diferente dos concorrentes que ofertam sementes armazenadas por cerca de seis meses, devido às condições climáticas de cada região.

 

“Se você plantar dois canteiros, um com a nossa semente e outro com a deles, a nossa sai primeiro”, conta Carneiro. Ao todo, nas três etapas, o projeto Rio Formoso, piloto e pioneiro na região, planta anualmente 24 mil 209 hectares. de arroz, fora a área de plantio de soja. “Aqui a gente colhe, beneficia e já está entregando para o cliente. O projeto hoje é uma grande válvula de escape para estas multinacionais, que muitas vezes não conseguem fazer semente na Bahia às vezes pegou muita chuva na colheita, então eles recorrem à Formoso”, explica o secretário de Agricultura.

 

Em visita ao projeto, acompanhado do secretário, o prefeito de Formoso, Heno Rodrigues destacou a importância da revitalização das barragens para o aumento da capacidade de irrigação no projeto. “Estamos trabalhando na margem de segurança, mas quando houver a recuperação da barragem poderemos ampliar de 50% para 80% e parar de puxar a água do rio, utilizando apenas o potencial das barragens”, defendeu.

 

A janela para o plantio da soja abre dia 2o de abril. A partir desta data o produtor tem 30 dias para plantar.

Comentários (0)