Proerd alcança a marca de 185 mil formaturas de crianças no Tocantins

O secretário João Fonseca assinalou o esforço do Governo em continuar garantindo os meios de educação a este e aos demais programas de apoio às crianças tocantinenses.

Com a formatura de 1.800 crianças na manhã desta terça-feira, 11, no Colégio de Tempo Integral Caroline Campelo C. da Silva, no Setor Santa Fé, região sul da Capital, chega a 185 mil o número de alunos das redes pública e particular de ensino formados em 10 anos de existência do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no Estado, coordenado pela Polícia Militar do Tocantins.

 

No ato que marcou a entrega dos certificados às crianças, alunas das escolas de Palmas e de Dianópolis, sudeste do Estado, o Governador Siqueira Campos foi representado pelo secretário de Segurança Pública, João Coelho Fonseca, que reforçou a importância do aspecto humano, social, pedagógico e o caráter preventivo social na formação da criança e adolescente de hoje – o cidadão do amanhã. Ele assinalou o esforço do Governo em continuar garantindo os meios de educação a este e aos demais programas de apoio às crianças tocantinenses.

 

O comandante geral da PMTO, coronel Luiz Cláudio Benício, disse que o Programa tem, na corporação e nos pais, o elo para que continue merecendo a admiração de toda a PM do Estado, da sociedade e da família. E ao parabenizar e desejar felicidade em um ano novo de êxito aos menores formandos, o comandante avaliou que este pode ser um ‘caminho sem volta’. É através da educação, continua ele, que se reforça a formação cidadã para que não se precise recorrer ao combate às drogas em si, às apreensões, detenções, tratamentos dos doentes no vício e outros recursos traumáticos que tiram as perspectivas dos adolescentes e adultos.

 

O dia a dia de quem faz o Proerd

A convivência dia a dia no Proerd, de acordo com seu coordenador na região sul da Capital, tenente Sandro de Lima Silva, “é muito gratificante, porque o trabalho preventivo não se dá enfocando as drogas, e sim na criança, ao se mostrar as formas de se prevenir possíveis situações com as quais ela pode se deparar”, enfatiza o militar, observando que 98% das crianças que passam pelo Programa não se envolvem com drogas na adolescência, conforme pesquisa da USP – Universidade de São Paulo citada por ele.

 

Ana Félix Nunes Pereira é professora do 5º ano do ensino fundamental - a faixa etária mais complexa de formação educacional da criança - da Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes e destaca como “parceria” o trabalho educacional que a escola desenvolve com a PMTO. Rosineide Tavares, mãe de Leilane, de 10 anos, e moradora do Jardim Aureny IV, acompanhou a garota na solenidade de formatura e disse ter sido um momento de alegria.

 

Nazilda Gouveia, mãe de Lucas, que estuda na mesma ETI Vinicius de Moraes, afirma que o esperto garoto tem crescido no interesse e rendimento escolar através do Programa. Ele próprio exprimiu à reportagem Secom que se fosse permitido, gostaria de voltar a cursar um novo semestre no Proerd.

 

(Assessoria)

 

Comentários (0)