Proerd dobra número de atendimentos em 2013 e conscientiza 21 mil estudantes

Criado para trabalhar a prevenção e o combate ao uso de entorpecentes no estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, capacitou mais de 21 mil crianças e adolescentes em 2013.

Criado para trabalhar a prevenção e o combate ao uso de entorpecentes no estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, capacitou mais de 21 mil crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2013, 65% a mais do que o registrado no mesmo período no ano passado (15.600). Desde que foi implantado, em 2002, já atendeu 214.494 estudantes.

Aos 10 anos, Marcelly Lima Dantas é uma das 21.800 crianças e adolescentes que participaram este ano do Proerd. Aluna da última turma de formandos do semestre, em Palmas, ela afirma ter aprendido importantes lições com as aulas ministradas pela Polícia Militar. “As drogas nunca levam ao bom caminho e às boas companhias”, alerta.

Para a mãe, Adriana Regina Dantas, o caráter preventivo do programa deve ser ressaltado como importante ação de conscientização dos estudantes. “O que eu percebo é que falta diálogo dos pais em geral com seus filhos, pois quando eles chegam com o questionamento é mais fácil se interceder. Quanto a minha filha, ela é capaz de dizer não (às drogas) de uma forma tranquila e com diálogo”, afirma.

No Tocantins, o Proerd conta com 127 militares habilitados para atuar na aplicação do programa, que durante 10 anos esteve presente em 78 municípios. Só neste primeiro semestre de 2013, 34 cidades do Tocantins receberam a mobilização. A previsão, de acordo com o coordenador estadual do Programa, tenente Fernando Gomes Oliveira, é de fechar o ano com a formatura de 40 mil crianças, promovendo o debate aberto sobre o assunto entre os estudantes. “O Proerd é o maior programa primário de prevenção e combate às drogas. Trabalha o aprendizado sócio emocional das crianças, despertando o não consciente ao uso de entorpecentes”, afirmou.

Sobre o programa

O Proerd, desenvolvido pela Policia Militar do Tocantins, é aplicado atualmente em 200 escolas públicas e privadas no estado, sendo 45 delas de Palmas. As aulas são ministradas a alunos da Educação Infantil, 5º ano e 7º ano. Estudantes na faixa etária média de quatro a 14 anos de idade.

 Além de conscientizar as crianças e os adolescentes, a intenção do programa é buscar o envolvimento de toda sociedade, com a realização de palestras sobre a temática das drogas, da disciplina, do bullying, dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, sobre patriotismo, dependência química, vandalismo escolar, dentre outros. Para isso, o curso também é oferecido aos pais, professores e comunidade em geral, que recebem orientações através de reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escola, família e Polícia Militar.

O curso tem duração de dois a cinco encontros ou semanas para os atendidos da Educação Infantil, 12 encontros ou 12 semanas para currículo de 5º ano, dez encontros ou semanas para currículos do 7º ano e cinco encontros ou cinco semanas para currículo aos pais.

O município interessado em levar o programa para suas escolas deve entrar em contato com a Coordenação Estadual, pelo telefone (63) 3218-4741 ou pelo endereço eletrônico proerd.to@gmail.com. O interessado ainda pode procurar as coordenações regionais da Polícia Militar (Batalhão ou Companhia).

Comentários (0)