Professor do curso de geografia da UFT ministra conferência em país africano

O encontro tratou-se do Colóquio Internacional pelos 20 anos do Centro de Estudos e de Pesquisas Afro-Ibero-Americana (CERAFIA), intitulado “A África e a América Latina: interações transatlânticas”

Professora da UFT no Colóquio Internacional pelos 20 anos do CERAFIA
Descrição: Professora da UFT no Colóquio Internacional pelos 20 anos do CERAFIA Crédito: Divulgação

O professor pesquisador do curso de geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rosemberg Ferracini, participou entre os dias 9 e 11 de maio, de uma conferência em Gabão, país localizado na região central do continente africano. O encontro tratou-se do Colóquio Internacional pelos 20 anos do Centro de Estudos e de Pesquisas Afro-Ibero-Americana (CERAFIA), intitulado “A África e a América Latina: interações transatlânticas”.

 

Na conferência, Rosemberg ministrou para educadores da África e América Latina o tema a “Teoria Educacional versus Prática governamental: Brasil e África no jogo geopolítico”.

 

O Colóquio foi organizado em torno dos eixos temáticos: Histórias e Políticas Afro-Latino-Americanas, Artes e Culturas Transatlânticas, Cruzamentos Descoloniais e Aproximações Políticas entre a África e a América Latina.

 

Participaram do encontro representantes do Brasil, Peru, Colômbia, Senegal, Camarões, Congo, Espanha, Chile e Guiana.

 

CERAFIA

 

A CERAFIA é um dos centros de pesquisa da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FLSH) da Universidade Omar Bongo (UOB) de Libreville (Gabão), fundado no 17 de junho de 1998.

 

O centro vem estudando e pesquisando os mundos afro-latino-americanos. De fato, os elos e conexões entre a África e a América Latina foram moldados desde os tempos coloniais até os dias atuais. A multidimensionalidade desses vínculos e a complexidade desses processos nos levaram a mobilizar uma perspectiva interdisciplinar.

 

 

Comentários (0)