Foi lançada nesta terça-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Palmas, a candidatura do professor e advogado Nile William à presidência do diretório regional do Partido dos Trabalhadores. Nile concorre pela interna CNB (Construindo um Novo Brasil), de oposição ao atual diretório, e foi apresentado como candidato por lideranças históricas do partido que compõem a CNB, corrente majoritária em nível nacional, da qual faz parte o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da sigla Gleisi Hoffman.
Em seu discurso, o professor e advogado de 36 anos, disse que sua principal proposta é resgatar o respeito na relação do diretório com os filiados, que, segundo ele, se perdeu nos últimos sete anos com a falta de diálogo interno. “Hoje ou você concorda com o diretório, ou você se torna inimigo e execrado, por isso precisamos pensar numa direção que uma o partido e agregue forças e traga a felicidade de volta”, destacou. A eleição para o diretório ocorre no dia 6 de julho através do PED, Processo de Eleição Direta, no qual todos os filiados podem votar. Serão escolhidos o novo presidente nacional, presidentes regionais e municipais e comissões provisórias.
O ex-presidente do diretório e ex-senador Donizete Nogueira destacou a necessidade do partido de renovação, abrindo espaço para jovens lideranças conduzirem o partido diante dos seus novos desafios. Outra veterana a usar a palavra foi Rosimar Mendes, ex-presidente do Sintet (Sindicato dos Professores ) que enfatizou o papel da mulher na construção de um novo diretório mais representativo. A vereadora de Palmas, Thamires do Coletivo Somos, enfatizou a importância do fortalecimento do partido. O superintendente do Patrimonio da União, Edy Cesar que chegou a cogitar seu nome para disputa, abriu mão para apoiar Nile, por entender que ele tem condições de fazer uma renovação de ideias e trazer o partido para o século 21.
Perfil
Nile William começou sua militância petista em Goiás, no município de Catalão. Está no Tocantins há mais de dez anos, onde atua como professor concursado do IFTO e é advogado conceituado em Palmas. Foi por dois mandatos Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Aos 36 anos, já integrou a Executiva estadual de 2017 a 2018. Nunca concorreu a cargos públicos, mas atua na linha de frente das campanhas do partido no Estado.
Comentários (0)