Professora estadual representará o Tocantins em Programa Educacional no Canadá

A professora de Educação Física, Ana Rachel, foi a única representante escolhida para participar do programa, que busca promover o aprendizado prático e impulsionar o desenvolvimento profissional

Crédito: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, recebeu nesta quinta-feira, 11, a professora de Educação Física, Ana Rachel da Silva, única representante da rede estadual do Tocantins selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Colleges and Institutes Canadá (CICan).

 

Ana Rachel é servidora efetiva do Estado e leciona no Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, em Guaraí, desde 2011, onde, ao longo dos anos, vem desenvolvendo seus projetos. Recentemente, ela elaborou o “Escola Zen”, que tem como objetivo motivar os alunos que estudam em tempo integral, proporcionando a eles momentos de consciência corporal, alongamento e relaxamento. 

 

“Criei este projeto para ser implantado na escola onde leciono e o inscrevi no processo seletivo com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes na jornada da escola de tempo integral; atenuar casos de síndrome de Burnout, por parte dos professores; colaborar na aprendizagem educacional, melhorar os índices nas avaliações externas, baseados nas premissas do modelo de escola integral”, ressaltou a educadora.

 

O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá tem como pauta a capacitação com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e na gestão de sala de aula. Além de promover aprendizado prático e impulsionar o desenvolvimento profissional, é especificamente projetado para os professores da Educação Básica.

 

“Acredito que esta oportunidade agregará não só na minha formação pedagógica, como também à escola e direção de ensino a qual estou vinculada, posto que, conforme edital do programa, o professor selecionado deverá disseminar os conhecimentos adquiridos no curso e ser um multiplicador na rede pública de educação, ação que desenvolverei com muita motivação e orgulho”, frisou Ana Rachel.

 

A titular da Seduc se colocou à disposição e destacou o quanto é importante contar com profissionais comprometidos e ávidos por conhecimento. “Estamos contentes e orgulhosos, principalmente por ser uma iniciativa de uma professora que quer efetivamente contribuir com o processo educacional. É importante ter esta visão de identificar e buscar oportunidades que agregam melhorias para toda a comunidade escolar e demonstram comprometimento, sobretudo com o crescimento pessoal e profissional”, frisou a secretária.

 

Capacitação no Canadá

 

O curso terá duração de 8 semanas, sendo o período de embarque e retorno ao Brasil de 11 de maio a 9 de julho, podendo haver alteração devido à Covid-19.

Comentários (0)