Cerca de treze profissionais de Educação Física procuraram o Portal T1 Notícias na tarde desta quarta-feira, 18, buscando chamar a atenção do governo do Estado quanto à falta de pagamento de diárias, de quando participaram do “Programa Esporte e Lazer é a nossa Praia”, da Secretaria de Esportes e Lazer, em 2013.
Os profissionais informaram que a Secretaria não disponibilizou nenhuma estrutura para manutenção nas praias e, em algumas ocasiões, por não terem recebido as diárias antes das viagens, se alojaram em barracas nas praias, tomando banhos nos rios, e muitas vezes dependendo das Prefeituras para alimentação.
Para o desenvolvimento do Programa foram contratados cerca de 40 profissionais, entre servidores da Secretaria e colaboradores indicados pelas federações desportivas, que realizavam atividades de recreação, voleibol e futebol de areia, em oito praias do Estado, durante os quatro finais de semana da temporada de Praias de 2013.
De acordo com um dos profissionais, que pediu para não ser identificado, os contratados em nível médio deveriam receber a diária de R$112,00 e os de nível superior R$157,50, sendo que semanalmente trabalhavam de quarta a domingo.
Ainda segundo esse profissional, a Secretaria pagou apenas o equivalente a 50% do valor total e, quando procurado, o atual secretário de Esportes, Rodolfo Botelho, teria os informado em um primeiro momento essa dívida pertencia ao então secretário da época, o deputado federal Eduardo Gomes, do qual ele era subsecretário.
Com a insistência dos profissionais, o atual secretário voltou atrás e garantiu que aguarda uma agenda com o governador Sandoval Cardoso, para apresentar a situação e buscar soluções.
Secretário esclarece
O Portal T1 Notícias entrou em contato com o secretário Rodolfo Botelho que, por telefone, explicou que em nenhum momento afirmou que não ia pagar as diárias, mas que tudo precisa de muita calma e os profissionais precisam aguardar a hora certa para receber.
Questionado pela demora, já que os profissionais aguardam há praticamente um ano por esse dinheiro, e quando possivelmente seria feito o pagamento, o secretário disse apenas que está buscando meios para pagar os profissionais, mas não precisou nenhuma data.
(Atualizada às 17h15 do dia 20/06)
Comentários (0)