Histórias que Vivi, de iniciativa da jornalista e diretora do Portal T1 Notícias, Roberta Tum, é o mais novo programa da grade da TV Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Produzido em parceria com a Aleto, Histórias que Vivi, contado a partir das vivência de Roberta Tum, é um resgate dos momentos marcantes da história do estado e dos inúmeros personagens que contribuíram para a construção administrativa do Tocantins.
O lançamento do programa ocorreu na manhã desta terça-feira, 13, na sala da Presidência da Casa. O episódio de estreia será exibido na próxima segunda-feira, 19, às 21 horas, e será repetido ao longo da semana em horários alternados. O primeiro programa traz como personagem o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, que também é pai do atual governador do estado, Wanderlei Barbosa. Prefeito de Taquarussu do Porto, Fenelon foi empossado como prefeito da mais nova Capital do Brasil em 1º de junho de 1989.
Neste episódio, Roberta extrai de Fenelon Barbosa as histórias desses primeiros dias da nova Capital e do desafio de implantar sua infraestrutura e serviços. Nos demais episódios, Histórias que Vivi apresentará depoimentos de personalidades que estiveram no centro das decisões importantes que ajudaram a moldar a identidade tocantinense.
Credibilidade
Durante o lançamento do programa, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, destacou que o Histórias que Vivi é um reconhecimento a todos que fizeram uma grande história no Tocantins, agora contada por uma jornalista de credibilidade como é a Roberta Tum. "O programa passa assim uma certo conforto, principalmente para os familiares daqueles antepassados. Muitas das vezes o brasileiro tem memória curta e que nós precisamos resgatar para dar a eles a importância que tiveram no momento que vivenciamos hoje", observou Cayres.
Em suas considerações, Roberta Tum agradeceu a oportunidade concedida pelo presidente da Casa, Amélio Cayres, e pela diretora de comunicação, Wanja Nóbrega, de poder fazer esse resgate histórico dos personagens que fizeram a história do Tocantins e que estão vivos para contar como tudo aconteceu, desde a implantação e criação do estado à instalação de Palmas. .
"Então, a gente pega desde o primeiro prefeito de Palmas (Fenelon Barbosa), todos os que estão vivos, infelizmente, perdemos o Dr. Odir Rocha e o governador Siqueira Campos. Por outro lado, temos o Darcy Coelho, que foi o vice do Siqueira em todo aquele processo de coleta das 72 mil assinaturas para fazer uma emenda popular de criação do Tocantins. E cada um conta um trecho dessa história", detalha Roberta ao comentar que o programa é uma aula de história para a atual geração que aí está e que precisa entender um pouco de como tudo aconteceu.
“Assistam os episódios. Neles, vocês vão conhecer o legado dos que ajudaram a construir o Tocantins e vão se emocionar com suas histórias. O resgate dessas memórias muito me emocionou”, disse Roberta ao informar que o programa será amplamente divulgado em seu canal no YouTube e em suas redes sociais.
Ideia fascinante
A diretora de comunicação da Aleto, Wanja Nóbrega, revela ter ficado fascinada pela ideia do programa desde que Roberta Tum apresentou a proposta. "Afinal, disse ela, . . aqui é a Assembleia Legislativa, a gente precisa ter nos anais da casa essas histórias. A gente precisa ter esse olhar dessas personalidades antes que a gente perca mais delas", observou Wanja ao afirmar que o História que Vivi está com pessoa certa, pois Roberta Tum sempre teve relações incríveis e um olhar especial para a política.
A TV Assembleia é transmitida em 12 localidades do Estado: Arapoema, pelo canal 9.2; Luzimangues, 10.2; Nazaré, 9.2; Couto Magalhães, 9.2; Araguaína, 13,2; Dianópolis, 51.7; Paraíso, 5,2; Porto Nacional, 38.7; Araguatins, 13.2; Gurupi, 13.7; Palmas, 10.2 e Tocantinópolis, 13.1.
Comentários (0)