Com o objetivo de estar cada vez mais próxima da comunidade, apresentando os investimentos, cronogramas de obras e difundido a educação ambiental, a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins está realizando desde o início desta semana, o programa “Interagindo com a Comunidade”, em diversos bairros de Araguaína. Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), as equipes vão estar nos bairros Céu Azul e Vitória, comunicando aos moradores detalhes das obras, já iniciadas, de ampliação e modernização na rede de abastecimento de água no município.
“Essa é uma forma de manter as pessoas que moram nos bairros onde as obras acontecem bem informados sobre o cronograma, orientações de segurança, fluxo de veículos e qualquer ação que possa impactar na rotina. Outro ponto fundamental é a conscientização da população de que as obras de saneamento, depois de concluídas, trazem melhorias permanentes para a saúde e qualidade de vida das pessoas”, explica Mário Amaro, presidente da Saneatins. Além do atendimento direto porta-a-porta, a Companhia mantém um serviço gratuito e 24 horas de atendimento por telefone pelo número 0800 64 40 195.
Serão investidos, até março de 2013, aproximadamente 5,6 milhões com a implantação de três novos Poços Tubulares Profundos(PTP), execução de 30.000 m de rede de distribuição , 12.485 metros de adutoras, 3.500 novas ligações de água e ampliação do sistema de fluoretação para atender a meta de 100% das ligações de água em Araguaína. Os investimentos realizados beneficiarão diretamente 97 mil habitantes.
Na parte de esgotamento, ainda esse ano, terá início a construção de uma nova estação de tratamento, com capacidade para atender todo o município. Depois vem a ampliação das redes de coleta. O objetivo é antecipar em 13 anos as metas contratuais, garantindo a universalização do atendimento ainda em 2017.
Primeiro vem a obra, ficam os benefícios
Com saneamento, saúde e educação também são valorizadas. Crianças têm melhor aproveitamento escolar quando acessam a rede de saneamento básico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada R$ 1 investido em saneamento, economiza-se R$ 4 reais em saúde pública. O acesso universal ao saneamento no Brasil traria uma redução de 25% no número de internações hospitalares e de 65% na mortalidade. Imóveis são valorizados quando recebem cobertura de saneamento. (Assessoria)
Comentários (0)