Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019 abre inscrições

A Câmara dos Deputados é responsável pelas despesas de transporte, hospedagem e alimentação paraos selecionados no Encontro Presencial, em Brasília.

Edital está disponível para levar jovens à Câmara
Descrição: Edital está disponível para levar jovens à Câmara Crédito: Divulgação

Estão abertas, até o dia 3 de dezembro, as inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019. Promovido pela Câmara dos Deputados, é uma capacitação em educação para democracia destinado a professores regentes, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas.

 

O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos, sendo o primeiro encontro presencial de 40 horas, que será realizado em Brasília, e o módulo de Aplicação na modalidade de educação a distância, com 50 horas.

 

O encontro presencial aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação, processo de produção das leis, participação do cidadão, conceitos de educação para democracia e letramento político, o papel da escola para a formação democrática e cidadã, e experiências de projetos pedagógicos de intervenção inspiradores.

 

A Câmara dos Deputados é responsável pelas despesas de transporte, hospedagem e alimentação paraos selecionados no Encontro Presencial, em Brasília.

 

Já no módulo de Aplicação, são abordadas a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de educação para democracia no contexto escolar.  A Câmara dos Deputados é responsávelpelas despesas de transporte, hospedagem e alimentação para os selecionados no Encontro Presencial, em Brasília.

 

Seleção

 

O ingresso no Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019 se dá por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. São oferecidas 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso é feita por formulário eletrônico no site https://bit.ly/2zxqfnUe as vagas são preenchidas por sorteio.

 

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 educadores com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado.

 

Os requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico ou diretor escolar dos ensinos fundamental e/ou médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Ateste da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados.

 

Os educadores que concluírem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) com carga horária de 130 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do MissãoPedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 40 horas.

 

O edital está disponível no site https://bit.ly/2zxqfnU

Comentários (0)