Um total de 560 profissionais do setor turístico foram qualificados com a conclusão da primeira etapa do Programa Tocantins Recebe Bem, executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). A iniciativa tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços turísticos e fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade no estado.
As capacitações atenderam guias e condutores de turismo, agências e operadoras, comunidades tradicionais, incluindo indígenas e quilombolas, e a Companhia de Policiamento Turístico. Nesta fase, o programa contemplou 13 municípios com vocação turística, como Palmas, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Caseara, Gurupi e Babaçulândia, com cursos nas áreas de marketing digital, ecoturismo, turismo de aventura, segurança turística, primeiros socorros em áreas remotas e turismo de base comunitária.
Foram ofertados os cursos de Marketing Digital, Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Segurança e Gestão de Riscos para o Turismo de Aventura, Segurança Turística para a Companhia de Policiamento Turístico, Primeiros Socorros em Áreas Remotas e Plano Territorial e Ambiental com ênfase em Turismo de Base Comunitária.
A execução do Tocantins Recebe Bem é resultado da parceria entre a Secretaria do Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).
Para a secretária de Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro, o programa representa um avanço estratégico para o setor. “O Tocantins Recebe Bem é um passo fundamental para elevar o padrão de atendimento ao turista e fortalecer a economia local. Estamos estruturando uma base sólida para tornar o Estado cada vez mais competitivo no cenário nacional”, destacou.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também destacou o impacto do programa para o futuro do Estado. “O Tocantins Recebe Bem demonstra nosso compromisso com um turismo mais qualificado, acolhedor e sustentável. Ao capacitar 560 pessoas nesta primeira etapa, estamos investindo diretamente nas pessoas, na economia e no futuro do Tocantins, que tem no turismo uma de suas maiores vocações”, enfatizou.
Comentários (0)