Projeto da UFT cria protótipo para conferir total de litros de combustível abastecido

Protótipo portátil vai conferir se a quantidade indicada na bomba foi a mesma depositada no tanque de combustível do carro

Você estaciona seu veículo em um posto de combustível e pede para o frentista colocar 20 litros de gasolina, isso representaria quase meio tanque. Mas ao sair do local percebe que o ponteiro marcou bem menos. Você provavelmente acaba de ter sido vítima de uma bomba de gasolina adulterada. Esse cenário tem sido muito comum em várias regiões do país e o Conferee visa coibir esse tipo de problema.

 

Desenvolvido para checagem instantânea do volume de combustível abastecido, o Conferee é um protótipo portátil que vai conferir se a quantidade indicada na bomba foi a mesma depositada no tanque de combustível do carro. Essa checagem é feita por uma maquininha que é colocada no engate da bomba e que terá conexão bluetooth, que manda para o celular do usuário, em um app, a quantidade real depositada no tanque, sem necessidade de ele descer do carro.

 

A previsão de lançamento no mercado vai depender de mais testes e investidores. O preço estimado para o consumidor será de R$ 290,00.

 

Para o responsável pela pesquisa e técnico administrativo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), André Henrique Gonçalves, as inúmeras variações atormentam a rotina de quem necessita desses serviços. “Diante de tantas incertezas e possibilidades de serem lesado, os donos de veículos sabem que um dos momentos fundamentais de sua rotina é o controle do abastecimento. Porém, nem o marcador de combustível veicular e nem cálculo de medição manual são capazes de entregar um resultado preciso que elimine por completo as chances de fraudes no abastecimento”, explica.

 

O sistema servirá como uma contraprova para evitar desvios e fraudes, por meio de dados emitidos pelo sistema do Conferee. Os dados serão precisos o suficiente para balizar qualquer dúvida entre o posto e o consumidor. O protótipo está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com alunos do 9º período de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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