Estudantes negras bolsistas de Iniciação Científica Júnior do Colégio Estadual Campos Brasil participaram de um dia de imersão científica na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), dentro do projeto Meninas Negras que Fazem Ciência. A programação incluiu uma acolhida especial e a cerimônia do jaleco no Laboratório de Química, momento simbólico que reforçou o sentimento de pertencimento das estudantes à universidade e ao campo da ciência. A atividade aconteceu na sexta-feira, 19.
Em seguida, elas participaram de atividades práticas nos laboratórios de Biologia, Física, Engenharia Biomédica e Química, com apoio dos professores Roberta dos Santos Silva, Yoner Marin e Anderon Vieira, além dos técnicos Gildeth Oliveira (Química), Marcelo Roxo (Física) e Simonia Santos (Biologia).
O encontro também contou com um bate-papo inspirador com a professora e cientista negra Flamys Lena, que compartilhou sua trajetória acadêmica e incentivou as jovens a fortalecerem seus sonhos no campo científico.
O projeto, aprovado no Edital Universal do CNPq, é fruto de uma rede de parcerias entre UFNT, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na UFNT, a coordenação é da professora do curso de Química Verenna Barbosa Gomes, com a participação das bolsistas de Iniciação Científica Kamile Rangel e Ellem Alves, além da bolsista de apoio técnico e egressa do curso Deboha Vieira.
Comentários (0)