Projeto para monitoramento unificado de recursos hídricos será lançado nesta sexta

Desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o sistema é a primeira plataforma do país com monitoramento unificado da disponibilidade hídrica e da demanda.

Crédito: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lança nesta sexta-feira, 24, às 16 horas, o Sistema Gestão de Alto Nível Versão 2.0 e do aplicativo móvel GAN 2.0. O produto é resultado de acordo do Judiciário tocantinense, através da Comarca de Cristalândia, com o Projeto de Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Formoso. O lançamento do sistema será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do TJ.

 

O projeto contou ainda com a participação efetiva do Naturatins, Ministério Público, produtores rurais e sociedade civil organizada. O titular da Comarca de Cristalândia, o juiz Wellington Magalhães, será um dos participantes da live (youtube/TJTocantinsnotícias).


 

O evento terá ainda as participações dos professores doutores Felipe Marques e Ary Henrique, ambos do IAC/UFT, do doutor Alan Vaz Lopes, da Agência Nacional das Águas (ANA), do procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior (MPE/Caoma), de Reginaldo Miranda (Associação Rio Formoso) e do assessor jurídico Euvaldo Leandro Pinheiro (Distrito de Irrigação Rio Formoso-Dirf).


 

Desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o sistema é a primeira plataforma do país com monitoramento unificado da disponibilidade hídrica e da demanda.

 

Traduzindo, enquanto as informações de precipitação, nível e vazão são carregadas do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, as leituras de vazão e volume das captações nos cursos d’água são transmitidas de estações de monitoramento remoto, desenvolvidas e implantadas pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT, em 94 captações para irrigação na bacia hidrográfica do rio Formoso no Tocantins

Comentários (0)