As provas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) ocorrerão em 19 de outubro, de acordo com o cronograma da segunda edição de 2025. As aplicações serão em todas as cidades que possuem câmpus de pelo menos uma das três intituições conveniadas, o que corresponde a 14 municípios do estado. Qualquer pessoa que esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Médio, de qualquer estado do país, pode fazer o Exato.
Segundo a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT), o edital está previsto para sair no dia 30 de julho e as inscrições estarão disponíveis entre os dias 7 de agosto e 10 de setembro, com uma taxa de R$ 70. Estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, indígenas e quilombolas poderão fazer a prova gratuitamente, mas, para isso, deverão solicitar isenção nos dias 7 e 8 de agosto.
Vagas
Por ser uma prova de habilitação e não um processo seletivo, o edital não contém vagas específicas. Porém, é esperado que as instituições divulguem, nas próximas semanas, prévias dos quadros de vagas que serão disponibilizadas para o primeiro semestre letivo de 2026 em processos seletivos pela nota do Exato.
Na UFT, pelo menos metade das vagas devem ser disponibilizadas para participantes do Exato e as demais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações oficiais sobre o Exato são publicadas regularmente no Instagram @acessoexato.
Comentários (0)