Provas do Enem acontecem neste fim de semana: TO tem mais de 69 mil candidatos

Mais de 69 mil tocantinenses fazem as provas do Enem neste fim de semana

Mais de 69 mil candidatos devem fazer a prova
Descrição: Mais de 69 mil candidatos devem fazer a prova Crédito: Juliano Ribeiro

Maior sistema de avaliação do ensino médio brasileiro e porta de entrada para as principais universidades públicas do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado, 8, e domingo, 9, em todo o país. No Tocantins, 69,5 mil pessoas se inscreveram no processo e devem fazer as provas.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, os inscritos devem ficar atentos a alguns detalhes sobre a realização das provas, como os locais onde prestarão o exame e o horário de abertura e fechamento dos portões. Todas as informações podem ser acessadas pelo site enem.inep.gov.br

 

O horário de abertura dos portões está previsto para 12h e o fechamento para as 13h, no horário de Brasília. Como o Tocantins não foi inserido no Horário Brasileiro de Verão, os horários de abertura e fechamento dos portões será uma hora mais cedo (11h abertura e 12h fechamento). Além disso, nos dias de provas, o Inep orienta os inscritos a chegarem com antecedência aos locais de prova, portando um documento oficial com foto, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica preta de corpo transparente. São aceitos como identificação os seguintes documentos: 

- Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;

- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;

- Certificado de Dispensa de Incorporação;

- Certificado de Reservista;

- Passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

 

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, a orientação é que o participante apresente o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

 

Provas

As provas do Enem 2014 serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro e estão divididas da seguinte maneira: no primeiro dia, provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. Já no segundo dia de avaliações, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h30.

 

Vale lembrar que, de acordo com o manual do candidato, durante a aplicação das provas é proibido ao inscrito comunicar-se com outros participantes; portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos; utilizar óculos escuros, bonés, chapéus ou similares; e ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação. Em todos esses casos, o inscrito fica passível de eliminação.

 

(Atualizada com correção às 16h34)

Comentários (0)