Provas do Enem acontecem neste sábado e domingo: no TO exame começa ao meio dia

Os inscritos devem estar atentos ao horário de início do exame, como o Tocantins ficou de fora do horário de verão, os portões dos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h, para início das provas.

Provas do exame acontecem neste fim de semana
Descrição: Provas do exame acontecem neste fim de semana Crédito: Divulgação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem neste sábado e domingo e os mais de 7,1 milhões de candidatos devem separar o material que precisam levar e garantir que estão com o endereço do local de prova.

No Tocantins o horário merece atenção especial dos candidatos: as provas começarão a ser aplicadas às 12h, e não às 13h. Os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia, segundo o horário que vigora no Estado. Isso porque Tocantins está fora do horário de verão, mas as provas são aplicadas de acordo com o horário de Brasília.

Além do TO, em outros 17 estados o horário está diferente do horário de Brasília e os estudantes precisam acertar o relógio. Vale lembrar aos inscritos que nos finais de semana é menor o número de ônibus circulando.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Neste sábado, 26, serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá 4h30 para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.

Não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos ligados durante a prova. Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras.

O estudante só pode deixar o local de prova duas horas após o início do exame. Quem sair 30 minutos antes do término do horário poderá sair com o caderno de provas. Quem descumprir essas regras será eliminado.

 

Sabatistas farão o Enem a partir das 19h

Neste primeiro dia de provas do Enem, quando os portões se fecharem, às 13h pelo horário de Brasília e 12h no Tocantins, 90,2 mil estudantes em todo o país vão permanecer isolados sem começar o exame até as 19h. São os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol.

São sabatistas, por exemplo, os adventistas e os judeus. Eles devem chegar para a prova no mesmo horário dos demais estudantes, porém, ficam em uma sala aguardando o horário em que podem começar a avaliação. No domingo, os sabatistas fazem a prova no horário normal.

O estudante Pedro Felipe Ribeiro, morador do Distrito Federal, tem 17 anos, é adventista e está entre o grupo que vai fazer a prova do Enem em horário diferenciado. Ele conta que teve experiência semelhante quando fez a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), que é uma modalidade alternativa de acesso ao ensino superior e aproveitou a espera para descansar.

“Quando eu fiz o PAS ficamos em uma sala, deixaram eu levar travesseiro e podemos ficar deitados descansando a tarde. Creio que dessa vez será semelhante. No sábado, vamos esperar para fazer nossa prova e como a outra prova é no domingo, nós vamos fazer normalmente”, disse.

O integrante da diretoria da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Distrito Federal, Manolo Damasio, explica que a guarda do sábado pelos adventistas ocorre em função da recomendação bíblica de que o sábado não deve ser usado em proveito próprio, com atividades como o trabalho, mas sim com a finalidade de ajudar o semelhante. “Muita gente acha que ficamos em inatividade no sábado, mas é apenas em inatividade relacionada ao proveito próprio. Usamos o sábado para atender ao semelhante”, explica.

Manolo Damásio esclarece ainda que, biblicamente, o dia começa e termina com o pôr do sol, por isso, após o pôr do sol de sábado o dia acaba e os candidatos do Enem podem iniciar a prova.

Confira arquivo anexo com dicas para o Enem.

(Com informações da Agência Brasil)

 

Comentários (0)