Provas do Exato registram menor abstenção neste ano, afirma UFT

Exame que dá acesso a federais do Tocantins teve 12,8 mil inscritos; tema da redação foi "Os desafios do saneamento básico no Brasil"

Crédito: Divulgação/UFT

Milhares de candidatos participaram do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), realizado simultaneamente em 14 municípios do estado. A avaliação, composta por 80 questões de múltipla escolha e uma redação sobre o tema Os desafios do saneamento básico no Brasil, teve duração total de sete horas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. Nesta edição, o exame voltou a bater recorde de participação, consolidando-se como o principal processo seletivo para ingresso nas instituições federais de ensino superior do Tocantins. As provas foram aplicadas neste domingo, 19.

 

Com 12.790 estudantes inscritos, esta edição registrou a menor abstenção em comparação com as anteriores. De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Copese), deste total, 2.213 candidatos não compareceram ao exame no turno da manhã, e 2.364 se ausentaram na parte da tarde, o que representa uma abstenção total de 18,48%. Este índice exibe uma queda de 1,69 ponto percentual a menos em relação à edição anterior.

 

O Exato é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que uniram esforços para oferecer um modelo de seleção regionalizado, acessível e democrático, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior público.

 

A próxima etapa é a divulgação do gabarito provisório, que deve ocorrer em breve no site do Exame, e o resultado final, previsto para 18 de novembro.

Comentários (0)