Quase 100 mil pessoas devem passar pela Romaria do Bonfim até dia 17

Em Natividade, a celebração acontece no povoado de Bonfim, a 24 km do município, e já dura mais de 270 anos

Padre Joatan celebra missa no Bonfim
Descrição: Padre Joatan celebra missa no Bonfim Crédito: Emerson Silva

A Romaria do Bonfim é a manifestação religiosa mais popular do Tocantins, celebrada nos municípios de Natividade, na região sudeste, e em Araguacema, no sudoeste. Em Natividade, a celebração acontece no povoado de Bonfim, a 24 km do município, e já dura mais de 270 anos. Este ano, o evento, que começou essa semana, segue até o dia 17.

A Romaria do Povoado do Senhor do Bonfim teve origem com o surgimento de Natividade, há 279 anos. A primeira Igreja foi construída no povoado em 1750, depois que um vaqueiro encontrou uma imagem do Santo em cima de um toco de árvore. Como o festejo foi crescendo, em 1941, um templo maior foi construído: o Santuário do Senhor do Bonfim.

Na estrada de 24 quilômetros que ligam Natividade ao povoado do Bonfim, é comum ver os romeiros atravessando a pé essa distância todos os anos, e muitas vezes até de joelhos, durante noites e dias seguidos, em uma impressionante demonstração de fé e resignação, seja para prestar homenagens e pagar promessas.

Organizado há muitos anos pelo padre Joatan Macedo de Bispo, o evento conta com missas e celebrações culturais. No local, fiéis deixam cartas com pedidos, agradecimentos, fotografias e objetos aos pés da imagem do senhor do Bonfim.

Este ano, segundo a organização do evento, a expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo povoado durante as festividades.

 

 

Comentários (0)