Rally dos Sertões chega ao Tocantins nesta 4ª; rota começa por Porto Nacional

Na quinta, 29, São Félix do Tocantins, no Jalapão, receberá o acampamento do evento, que se despedirá do estado no dia 30, com destino ao Piauí.

Crédito: Ricardo Leizer (Fotop) - Divulgação

O 27º Rally dos Sertões – o maior rali das Américas e o segundo maior do mundo, atrás do Rally Dakar – chega ao Tocantins. Depois de largar no último dia 24, de Campo Grande (MS), a competição passou por Costa Rica (MS), Barra dos Garças (MT) e São Miguel do Araguaia (GO), de onde seguiu rumo a Porto Nacional nesta quarta-feira, 28.

 

No dia seguinte, 29, São Félix do Tocantins, no Jalapão, receberá o acampamento do evento, que se despedirá do estado no dia 30, com destino ao Piauí. 

 

O Rally dos Sertões 2019 conta com um grid de respeito; são 302 competidores, divididos entre 187 veículos, sendo: 60 carros (43 na categoria cross-country e 17 na categoria regularidade), 66 motos, 55 UTVs e 6 quadriciclos.

 

No total, serão percorridos 4.900 quilômetros até o Ceará, com chegada em Aquiraz no dia 01 de setembro. De trechos cronometrados – nos quais os competidores aceleram fundo na busca do menor tempo – serão 2.860 quilômetros (60% do percurso). 

 

 

Foto de Doni Castilho (DFotos)

 

 

Além de toda a aventura e o desafio que envolve o Rally dos Sertões, existem outras atividades que chamam a atenção e evidenciam a importância deste evento para o Brasil, como as ações sociais desenvolvidas pela organização e, também, por algumas equipes, a exemplo da Ello Racing que, para essa edição criou o Projeto Chico Brasil. 

 

O piloto Salvio Costa e o navegador Eduardo Alexandre da Silva lideram essa ação que percorrerá todo o roteiro do Rally dos Sertões e visitará as comunidades carentes e algumas escolas da região juntamente com a SAS (ação social do Rally dos Sertões), que desempenha diversas atividades e programas nas áreas de educação e alfabetização, saúde, meio ambiente, cultura e inclusão social, respeitando as vocações das comunidades e o potencial dos habitantes. 

 

De acordo com responsável pela gestão e operação da Chico Brasil e gerente da Chico Hight Intelligence (principal parceira da Ello neste projeto), Douglas Leite, a Ello Racing doará cerca de 1.600 brinquedos, além de levar alegria, música e cultura as crianças. 

 

“Em todos os lugares que passarmos, buscaremos conexão para fazer projetos futuros. Temos como parceira a Alpha Lumen, por isso, tentaremos firmar algum acordo para desenvolver novas ações sociais... Este é um dos motivos de nossa viagem”, completou. 

 

 

Competição 

 

No total, serão disputadas oito etapas no Rally dos Sertões 2019 – sendo a quinta e sexta etapas em solo tocantinense. Ainda, está programada para o Tocantins, a maior especial desta edição: entre São Félix do Tocantins e Bom Jesus (PI), serão 540 quilômetros de trecho especial, que passarão pelo Jalapão. 

 

“Para nós do rali, este é o mítico Deserto do Jalapão. É uma região que oferece um certame muito técnico devido as dificuldades do terreno (erosões e areia), calor, além do tempo longo de prova que exige muita concentração e resistência física e psicológica. É sempre o maior desafio de todos para nós! Entrar e sair do Jalapão, independente do resultado, é uma grande vitória para os participantes”, encerrou o piloto Salvio.

 

 

Portuenses

 

A edição de 2019 do Rally dos Sertões começa, efetivamente, a agitar os portuenses a partir desta terça-feira, 27, com a abertura da Vila Sertões no Espaço Cultural Beira-Rio, na orla da cidade. Toda a estrutura está sendo montada desde sexta-feira, 23, e já pode ser visitada.

 

 

Foto e Rodrigo Alves - Ascom Porto Nacional

 

 

Dentre as novidades, uma praça gastronômica com 10 tendas para os competidores, equipes, turistas e os portuenses. Os pilotos chegam levantando poeira com carros, buggies de última geração, motos, quadriciclos e UTVs, nesta quarta-feira, a partir das 10 horas.

 

Para saudar os competidores, a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, terá os Tambores do Tocantins; Mestre Nona “Canta Porto Nacional”; o cantor e compositor portuense Everton do Andes fará uma apresentação junto com integrantes da Sussa (performance com uma das músicas do artista) – no repertório, canções autorais e a apresentação da Folia do Divino Espírito Santo da cidade.

 

Muitos cidadãos prestigiarão a Vila Sertões que ficará aberta até à meia noite. A programação começa hoje à noite, a partir das 19 horas.

 

De acordo com o secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, “o Sertões vai apresentar nossa cultura para o Brasil e o mundo, e quem ganhará com isso será o turismo, a rede hoteleira, a cadeia de consumo e a nossa gente portuense”, destacou.

 

 

Roteiro Geo-Turístico dará apoio em visitas aos atrativos turísticos

 

A equipe do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional estará apoiando a Programação dos Sertões 2019 no dia 28 de agosto. A professora, idealizadora e coordenadora do Roteiro Geo-Turístico, Rosane Balsan, convida todos os visitantes para uma visitação já agendada, no dia 29 de setembro, na Escola Família Agrícola (EFA de Porto Nacional).

 

Mais informações sobre o roteiro e agendamentos de visitas, contatar a professora Rosane pelo telefone (63) 9 8435 5290 ou pela página https://www.facebook.com/Roteiro-Geotur%C3%ADstico-de-Porto-Naciona 1577837829131039/

 

 

Roteiro Rally dos Sertões 2019

24 de agosto a 1º de setembro 

3ª etapa – 27/08
Barra do Garças – MT/ São Miguel do Araguaia – GO
Trecho Cronometrado – 420km
Total: 727km 

4ª etapa – 28/08
São Miguel do Araguaia – GO/ Porto Nacional – TO
Trecho Cronometrado – 277km
Total: 571km 

5ª etapa – 29/08 (Maratona)
Porto Nacional – TO/ São Félix do Tocantins – TO
Trecho Cronometrado – 300km
Total: 435km 

6ª etapa – 30/08
São Félix do Tocantins – TO/ Bom Jesus – PI
Trecho Cronometado – 540km
Total: 542km

7ª etapa – 31/08
Bom Jesus – PI/ Crateús – CE
Trecho Cronometrado – 320km
Total: 941km 

8ª etapa – 01/09
Crateús – CE/ Aquiraz – CE
Trecho Cronometrado – 30km
Total: 405km

 

Com informações das assessorias: Do Rally e de Porto Nacional

 

Comentários (0)