Ratos em hospital: secretário de Saúde vistoria HRA e notifica empresa de dedetização

Renato Jayme negou que a incidência de ratos teria sido ocasionada pelo acúmulo de lixo hospitalar; infestação chegou a ser destaque na imprensa nacional

Renato Jayme vistoria dependências do hospital
Descrição: Renato Jayme vistoria dependências do hospital Crédito: Governo do Tocantins

Após o registro de uma infestação de ratos nas dependências do Hospital Regional de Araguaína nesta semana, que chegou a ser destaque na imprensa nacional, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, vistoriou ontem, 19, as instalações do HRA e anunciou medidas para aprimorar a sanidade do local. O gestor informou que o Governo notificou a empresa responsável pelo serviço de imunização e controle integrado de pragas urbanas para que seja realizada uma ação de reforço emergencial no hospital.

 

Além disso, o secretário se reuniu com o titular da Secretaria de Saúde do município de Araguaína, Jean Luís Coutinho, e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações para que sejam analisadas as causas do aumento das pragas urbanas na região onde o hospital fica localizado. 

 

Renato Jayme negou que a incidência de ratos teria sido ocasionada pelo acúmulo de lixo hospitalar. “Foi noticiado que o problema era o acúmulo de lixo do hospital, mas essa informação não procede, visto que desde que assumimos a gestão, fizemos um empenho para regularizar a coleta. A informação que temos é que está sendo feita uma obra de esgoto em frente ao hospital e isso pode ter feito com que as colônias de ratos tenham dispersado para os locais próximos”.

 

O secretário contou também que a dedetização do HRA está em dia e apresentou o certificado emitido pela empresa Desinseta Serviços. “O serviço foi realizado pela empresa no último dia 7 de setembro. Desde então, a empresa faz o monitoramento das pragas urbanas nas instalações do hospital. De acordo com o laudo técnico da Desinseta foram utilizados insumos para eliminação de baratas, formigas e ratos aqui no HRA”, afirmou.

 

Nos últimos dias, vídeos gravados por pacientes e seus acompanhantes circularam nas redes sociais e na imprensa mostrando ratos na área externa do HRA. “Nós mantemos um serviço de vigilância em todas as unidades hospitalares do Tocantins. Assim que soubemos do caso de Araguaína, notificamos a empresa para que faça um reforço dos serviços e também estamos fazendo uma vistoria aqui no hospital verificando o que podemos fazer para melhorar a qualidade dos nossos serviços e estrutura”, garantiu Renato Jayme.

Comentários (0)