Recorde de público e inscrições marcam Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 no TO

Evento organizado pelo SESI-TO definiu representantes para a etapa nacional, que será realizada em outubro no Espírito Santo

Três equipes do Tocantins venceram a etapa estadual da Olímpiada de Robótica
Descrição: Três equipes do Tocantins venceram a etapa estadual da Olímpiada de Robótica Crédito: Divulgação

A Arena do SESI Esporte, em Palmas, foi palco de um verdadeiro festival de tecnologia, inovação e criatividade neste sábado, 06/09, durante a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. 

 

 

Organizado, pela primeira vez, pelo Serviço Social da Indústria (SESI Tocantins), o evento bateu recorde histórico de participação, com mais de 100 estudantes competindo em 32 equipes, representando escolas de três cidades tocantinenses (Palmas, Araguaína e Gurupi). O público prestigiou a competição, interagindo com as equipes e acompanhando de perto as provas.

 

 

A OBR, uma das maiores competições científicas do Brasil, é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. É dividida em modalidades teórica e prática, atendendo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o país. 

 

 

A etapa tocantinense contou com duas modalidades: Robótica de Resgate, onde robôs autônomos simulam o resgate de vítimas em ambientes de desastre, dividida nos níveis 1 e 2 de dificuldade e a Robótica Artística, que valoriza a criatividade por meio de apresentações cênicas automatizadas.

 

 

Além de organizador, o SESI Tocantins também foi protagonista, participando com cinco equipes de suas escolas em Araguaína e Gurupi e apadrinhando duas equipes da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, de Palmas que tiveram a oportunidade de ingressar no mundo da robótica.

 

 

Com o suporte técnico e mentoramento da instituição, os estudantes tiveram acesso a novos conhecimentos e experiências. O sucesso da iniciativa foi comprovado no pódio: as duas equipes apadrinhadas conquistaram os 2º e 3º lugar na modalidade Robótica de Resgate, Nível 1, garantindo medalhas e a consolidação de seu talento.

 

 

“A gente quer agradecer o SESI pela parceria no curso da formação da robótica, que forneceu para nós apoio técnico e logístico para a execução desse projeto. Esse projeto foi muito importante para os nossos alunos, para que eles visualizem o sonho, uma realidade que muitas vezes eles pensam que está muito distante deles. Eu acho que eles estão vivendo novos sonhos, novas esperanças”, pontuou o diretor da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, Ivo Hemkemaier.

 

 

Classificação para a Nacional

As equipes que se destacaram garantiram vagas para a Etapa Nacional da OBR, que será realizada em outubro, no Espírito Santo, onde os melhores do nível 2 na modalidade prática resgate conquistam o direito de representar o Brasil na RoboCup Jr, a maior competição de robótica do mundo.

 

 

Nos três pódios da etapa Tocantins da OBR os primeiros lugares ficaram com equipes sesianas da Escola SESI de Referência de Araguaína. A equipe Tucuna Girls, ficou em primeiro lugar na categoria artística,a Tucuna X venceu a categoria resgate nível 1 e a equipe Tucuna foi quem subiu no maior lugar do pódio da categoria resgate nível 2.

 

 

João Pedro Costa, integrante da equipe Tucuna X, vencedora da categoria robótica de resgate nível I pontuou sobre as dificuldades das provas e o quanto está empolgado com a etapa nacional. “A gente venceu por uma vitória muito apertada, por poucos pontos, e ainda não caiu a ficha que a gente é campeão e que a gente vai lá para Vitória competir representando o Tocantins pro Brasil inteiro, então a gente está muito feliz”.

 

 

“A robótica abre portas, então essa conquista desse título, possibilitando a nossa vaga na OBR Nacional, no Espírito Santo, é uma oportunidade única que a gente conseguiu com nossos esforços. Então, a minha expectativa é que a gente possa ir bem trazendo algum título aqui para o nosso Estado”, acrescentou Ricardo Luz, membro da equipe Tucuna, vencedora da modalidade Robótica de Resgate, Nível 2.

 

 

Compromisso com a Educação Tecnológica

O superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira, destacou o sucesso do evento e a importância da robótica na formação dos estudantes.

 

 

“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado desta primeira edição sob nossa organização. O recorde de inscrições e a qualidade dos projetos apresentados refletem o crescente interesse pela robótica educacional no Tocantins. Para o SESI, que tem a robótica como uma ferramenta pedagógica em sua grade de ensino, é uma honra fomentar eventos como a OBR, que são fundamentais para inspirar os estudantes, mostrando na prática que o aprendizado pode ser divertido, desafiador e transformador”, afirmou o superintendente.

Comentários (0)