Recriar Vida lança projeto voltado à saúde mental dos policiais militares do Estado

Projeto tem como base a Lei n° 4.452, de 8 de janeiro de 2024, que institui Política Pública de Saúde Mental das Forças de Segurança Pública do Estados do Tocantins

Crédito: Divulgação/Recriar

A Recriar Vida, em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) lançou nesta terça-feira, 30, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, o Projeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais, que tem como foco o avanço da política pública de valorização e atenção à saúde mental dos policiais militares da corporação. A iniciativa tem como base a Lei 4.452 de 8 de janeiro de 2024, a qual o Governo do Estado institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Polícia Penal, Polícia Científica e Agentes Socioeducativos.

 

Segundo o diretor do Instituto Recriar, Ricardo Ribeirinha, a união com a PM/TO melhorará a saúde dos policiais militares da polícia. Ele comenta que o órgão cedeu seus especialistas para se unirem com os da Polícia Militar, para que juntos construam projetos assertivos e que atendam a tropa. Ricardo explicou ainda que o fortalecimento emocional atende o policial no decorrer de sua profissão, além de auxiliar no autocuidado do profissional e no da família.  

 

O evento contou com a participação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União Brasil), que destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a temática de saúde mental e habilidades socioemocionais.

 

Lançamento

A apresentação do projeto contou com a palestra inaugural, que levou o tema "Saúde Mental: Reflexões Científicas E Experiências Práticas em Atividade Policial Militar", ministrada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Edir Paixão de Sousa. O palestrante possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de ser especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e bacharel em Direito também pela UFC.

 

Durante o evento, também houve a abertura do Projeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais, na PMTO, com a doutora Arelly Sequim, psicóloga do Instituto Recriar Vidas, o  promotor de justiça, Luiz Francisco de Oliveira e o coronel Marcelo Falcão Soares, além da apresentação da tropa presente, feita pelo chefe do estado-Maior, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza ao comandante geral, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

 

Para o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa De Mendonça, o compromisso da Polícia Militar do Tocantins com a saúde e qualidade de vida dos nossos policiais é fundamental. Desde 2019, as ações têm sido direcionadas para fortalecer não apenas a segurança pública, mas também o bem-estar daqueles que dedicam suas vidas ao serviço da comunidade.“Todos, dentre os inúmeros momentos importantes e agradáveis que nós temos tido na Polícia Militar do Tocantins, se inclui essa data de hoje como um evento extremamente importante. As competências e habilidades socioemocionais estão como uma pauta que chama nossa atenção e saber que existem pessoas preocupadas em nos ajudar, em colaborar, em fortalecer os profissionais, dentro da instituição, é algo que nos alegra e conforta”, ressaltou.

 

Recriar Vida

O instituto Recriar Vida é uma organização sem fins lucrativos que conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas, como mestres e doutores, em diversos campos da saúde mental e tem como diretor Ricardo Ribeirinha. O instituto oferece assistência a pessoas que lutam contra o vício e suas famílias, bem como uma variedade de programas de prevenção, incluindo oficinas e seminários educacionais, eventos comunitários e programas de prevenção nas escolas.

 

Presenças

Estiveram também presentes na evento, o Subchefe do Estado-Maior, Coronel Marizon Mendes Marques, Delegado Regional executivo da Polícia Federal, Doutor Max Eduardo Ribeiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o Assessor Junto à Secretaria de Segurança Pública, Coronel Félix Francisco dos Santos Neto e o deputado federal Carlos Henrique Gaguim.

Comentários (0)