Recriar Vida participa de treinamento das Nações Unidas

Capacitação é organizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred)

Crédito: Divulgação

Ricardo Ribeirinha do Recriar Vida Consultoria e Gestão cumpriu intensa agenda em Brasília, onde reuniu-se em audiência com a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves. Na ocasião teve a oportunidade de apresentar as atividades inovadoras da empresa na formação das famílias para lidar com a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Também nessa semana, participa de capacitação organizada pelo UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. São apenas 54 participantes de todo o Brasil e a empresa foi convidada a participar considerando os recentes métodos de formação de pais, jovens e professores no campo da prevenção ao uso de drogas e outras vulnerabilidades associadas.

 

A capacitação teve início na última terça-feira, 22 e encerra nesta quinta, 24 e está ocorrendo na sede do IPHAN.

 

Na programação, estão sendo ofertadas palestras e oficinas sobre diversos temas, relacionados aos estudos científicos recentes sobre as drogas, tratamentos convencionados internacionalmente e meios de atuação dos mecanismos públicos de forma coletiva e multidisciplinar. Dentre os temas, destaca-se o conteúdo ofertado quanto as estratégias de orientação e intervenções comportamental e psicossocial e o compartilhamento de experiências relevantes em prevenção e tratamento no Brasil.


Um dos principais pontos de destaque das discussões durante o evento, foi o consenso da necessidade do desenvolvimento de atividades educacionais para pais, jovens e profissionais das áreas de atenção e serviços básicos, como professores e profissionais da rede de assistência social. Para Ricardo Ribeirinha, a concordância sobre a importância das ações de formação, demonstram que a Recriar Vida está ofertando exatamente o que é determinado como política básica de prevenção das Nações Unidas.


“O que estamos realizando em todo o país, em cidades como Santa Rita do Sapucaí-MG, que é um modelo, é justamente o que as Nações Unidas entende que deve ser feito em todos os lugares. Preparar pais, jovens, professores, profissionais, enfim toda sociedade para lidar com a prevenção em todos os ambientes. Ficamos felizes em poder contar nossas experiências e acima de tudo ter a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Ribeirinha.



Sobre a capacitação realizada pelo UNODC

 


O UNODC utiliza de seu manual de treinamento para orientar a criação de ações eficazes de prevenção e tratamento do uso de drogas com base em evidências científicas. Essa ferramenta visa a apoiar os Estados-membros no desenvolvimento de políticas, estratégias, programas e intervenções adequadas para prevenir o uso de drogas e aumentar a disponibilidade e acesso à rede de atendimento por parte de pessoas afetadas pelo uso de drogas e transtornos associados.


Desenvolvida especialmente para formuladores de políticas, o objetivo é melhorar o conhecimento, a compreensão e o alcance intersetorial do controle de substâncias psicoativas e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas em risco devido ao consumo de substâncias psicoativas. Além disso, pretende-se avançar na apropriação e implementação das diretrizes e desenvolvimentos que o Brasil atualmente possui nessa área.

Comentários (0)