Rede de ensino de tempo integral será ampliada em 2013

Com novos convênios com o MEC, para o ano que vem também estão previstas a construção de pelo menos 11 novas escolas.

Rede será ampliada
Descrição: Rede será ampliada Crédito: Lia Mara

O compromisso do Governador Siqueira Campos é universalizar a educação integral, levando pelo menos uma escola dessa modalidade a cada um dos 139 municípios tocantinenses até 2014. Só entre os alunos de ensino fundamental, mais de 49 mil, cerca de 40%, estudam no regime de tempo integral. A meta é ampliar para 100 mil em 2013. A população indígena foi beneficiada com seis novas escolas. 

 

Para o ano que vem também estão previstas a construção de pelo menos 11 novas escolas, fazendo novos convênios com o MEC – Ministério da Educação, mas também utilizando orçamento próprio do Estado. “Assim as crianças irão poder ter a oportunidade de melhorar seu desempenho acadêmico, tendo mais tempo para estudar as disciplinas básicas e outras disciplinas que também são formativas”, comenta Danilo de Melo, secretário estadual de Educação.

 

O ensino integral também influenciou o aumento da participação dos alunos tocantinenses em competições nacionais, alcançando destaque em muitas delas, como as Olimpíadas Escolares Esportivas, de Matemática, de Língua Portuguesa e de Física. “Nós não só aumentamos a participação, como em todas elas tivemos premiação expressiva. Isso tudo representa esse esforço pela permanência do aluno na escola”, ressalta Danilo de Melo.

 

Para a ampliação do atendimento em tempo integral, o Governo do Estado também investiu em transporte seguro e confortável, entrega de notebooks aos estudantes, ampliação e reforma de unidades escolares, novas quadras esportivas, aparelhamento das escolas e valorização na formação dos professores. “Enfim é um conjunto de atividades que o Governo faz observando todos os aspectos da educação, pois só assim é possível obter melhora”, completa o secretário. (Gabriela Glória / Secom)

 

Comentários (0)