Rede promove reunião ampliada sobre população em situação de rua com apoio do MDHC

Encontro será nesta quinta, 4, na UFT em Palmas, com debates e apresentação de políticas nacionais

Crédito: Divulgação

A Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua promoverá nesta quinta-feira, 4, uma reunião ampliada em Palmas com a participação do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). O encontro, liderado pelo projeto Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), será aberto ao público e contará com a presença de Cleyton Luiz da Silva Rosa, coordenador-geral de Políticas para os Direitos da População em Situação de Rua, que apresentará as diretrizes nacionais e discutirá os desafios e possibilidades para o Tocantins.

 

A agenda se estenderá ao longo de todo o dia no auditório da Reitoria da UFT e inclui participações da Secretaria Municipal de Ação Social de Palmas, da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, de representantes da própria UFT e outros convidados.

 

A reunião tem como objetivo central articular e fortalecer as políticas públicas para a população em situação de rua no Tocantins. "Buscamos integrar a Rede Interinstitucional de Proteção, o Ministério dos Direitos Humanos e demais parceiros para identificar desafios, mapear demandas e, com base nisso, estabelecer estratégias que fortaleçam a implementação de políticas públicas eficazes para essa população", explicou a coordenadora-pedagógica da Incubadora Social, Ariadne Feitosa.



Representantes das entidades que integram a Rede, representantes do poder público, de movimentos sociais e demais cidadãos interessados são convidados a participar.

 

Serviço
 

O quê: Reunião ampliada da Rede Interinstitucional e Intrdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua

Quando: Quinta-feira, dia 4 de setembro, das 8h às 18h

Onde: Auditório da Reitoria da UFT

 

Confira a programação

 

Programação:


8h - 8h30 | Credenciamento

8h30 - 9h | Abertura Oficial e Momento Cultural com 2ss MC

09h - 11h | Painel: A Realidade da PSR em Palmas e no Tocantins

- Apresentação de dados e diagnósticos sobre a situação da População em Situação de Rua em Palmas - Marlucy Albuquerque, Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), Superintendência de Proteção Social Especial de Palmas.

- Apresentação de dados e diagnósticos sobre População em Situação de Rua em Araguaína - Jocélia Alves da Silva, Gerente da Proteção Social Especial da Semasth, Araguaína.

- Apresentação da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua do Tocantins - Universidade Federal do Tocantins.

- Apresentação de dados e diagnósticos sobre a situação da População em Situação de Rua no Estado do Tocantins - Jessé Nascimento, Superintendência de Direitos Humanos e Política sobre Drogas, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e Chris Teixeira Madureira, Diretor de Ações Afirmativas da Secretaria da Igualdade Racial do Tocantins.

11h - 12h | Espaço para perguntas

12h - 14h | Intervalo para Almoço

14h - 17h | Painel: Apresentação Ministério dos Direitos Humanos

- Exposição do representante do MDHC sobre as políticas nacionais para a PSR e possibilidades e desafios para o estado do Tocantins - Cleyton Luiz da Silva Rosa, Coordenador-Geral de Políticas para os Direitos da População em Situação de Rua

17h - 18h | Perguntas e encaminhamentos



Entidades que compõem a Rede Interinstitucional e Interdisciplinar de Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua:
 

Defensoria Pública-Geral do Estado do Tocantins (DPE/TO);

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP);

Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE -TO);

Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins Secretaria de Saúde de Palmas (Semus);

Secretaria de Saúde do Estado Do Tocantins (Sesau);

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins (Setas);

Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína (Semasth/Araguaína);

Secretaria Municipal de Ação Social de Palmas (Semas/ Palmas);

Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

 

 

Comentários (0)