Reitora da UFT, Isabel Auler, falece após complicações de saúde em Palmas

Reitora da UFT faleceu nesta segunda-feira em Palmas. Ela se recuperava após ter sofrido um AVC no início deste ano; Universidade terá luto oficial de três dias

Isabel Auler morreu nesta tarde
Descrição: Isabel Auler morreu nesta tarde Crédito: Divulgação

A reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, faleceu na tarde desta segunda-feira, 1º, em Palmas, em um hospital particular onde estava internada. Isabel havia retornado ao trabalho na reitoria da UFT no dia 17 de abril, depois de ter passado por um tratamento de saúde após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 26 de janeiro, durante uma viagem de férias na Argentina.

 

Na ocasião do seu retorno às atividades, Isabel disse que estava redobrando a atenção com a saúde e seguiu com um tratamento de saúde para prevenção. "Nesses dois meses uma coisa que eu aprendi muito foi a respeitar o corpo. Esse final de licença tem sido um período de muita reflexão, e o que me vem forte é a necessidade de, no dia a dia, ter momentos mais espiritualizados, mais humanos, e a necessidade de reconhecer os limites do cansaço, os limites da disposição... Eu acho que esse foi o principal entendimento que eu tive, essa dimensão humana, a necessidade de respeito à vida, que foi justamente um dos eixos da nossa campanha para a Reitoria", chegou a afirmar a reitora.

 

Por meio de um boletim publicado no portal oficial, a UFT comunicou o falecimento da reitora.

 

“A reitora e professora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, morreu nesta segunda-feira, 1° de maio. Ela estava hospitalizada em Palmas em decorrência de complicações de saúde. Em janeiro deste ano ela havia sido internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias em Buenos Aires, na Argentina, mas havia se recuperado e chegou a voltar ao trabalho no último dia 17 de abril, após um afastamento de cerca de 70 dias”, relata a nota.

 

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Universidade, o velório de Isabel Auler ocorrerá no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), localizado no Câmpus de Palmas da UFT, à partir das 21h desta segunda-feira, 1. Universidade terá luto oficial de três dias com suspensão de atividades acadêmimcas e administrativas apenas nesta terça-feira, 2, no Campus Palmas.

 

Sobre Isabel Auler

Formada em Letras, Isabel Auler era doutora em Educação, mestre em Literatura Brasileira e especialista em Avaliação Institucional e Ensino de Língua Portuguesa. Integrava os quadros docentes do Curso de Graduação em Pedagogia do Câmpus de Palmas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

Era servidora da UFT desde a implantação da Universidade, em 2003, quando ingressou como professora. Assumiu o cargo de reitora em julho de 2016, após receber, com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, 63% dos votos da comunidade universitária na consulta eleitoral em que concorreu pela chapa "Confiança e Participação".

Em sua trajetória, foi vice-reitora na gestão de Márcio Silveira, entre 2012 e 2016, pró-reitora de Graduação no período de 2007 a 2012, e diretora de Ensino entre 2005 e 2007, nas gestões consecutivas do reitor Alan Barbiero.

Era membro dos conselhos de Educação do município de Palmas e do estado do Tocantins. Foi presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) na gestão 2010/2011, e em 2016 assumiu a presidência do Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte.

 

Notas de Pesar

Após a notícia do falecimento da reitora, nesta segunda-feira, 1º, algumas instituições e políticos prestaram suas condolências aos familiares e amigos.

 

Em nota o senador Ataídes Oliveira disse “É com muita tristeza que recebi essa trágica notícia na tarde deste feriado, Dia do Trabalhador. Isabel era uma trabalhadora incansável, que contribui muito para consolidação da UFT e educação no Estado. Peço a Deus para acalentar o coração de seus familiares nesse momento tão difícil”, lamentou Ataídes.

 

A deputada federal, professora Dorinha também lamentou o falecimento de Isabel. “Amiga muito querida há mais de vinte anos, mulher batalhadora que estava se recuperando de um AVC. Ela inclusive, mesmo devagarinho, estava retornando ao trabalho frente à reitoria. Tinha muitos planos para o crescimento da UFT. Isabel deixa um legado de força, perseverança e dedicação à educação e tudo aquilo que ela acreditava”, destacou.

 

Também por meio de nota a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) prestou condolências à família. “Aos familiares, comunidade da UFT e amigos de Isabel Auler externamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus as suas bênçãos e o conforto nesta hora de profundo pesar”.

 

O PSB declarou em nota por meio do presidente do partido, Professor Alan Barbiero, que “faz quinze dias que estávamos felizes e celebrando o retorno dela a atividades na universidade. Passa um filme em nossa cabeça sobre sua trajetória como pessoa e educadora que atuou com dedicação, amor e profissionalismo. A Professora Isabel esteve conosco desde a implantação da Universidade Federal do Tocantins, onde foi Diretora e Pró-reitora durante nossa gestão. Ainda impactado, peço a Deus a tenha e conforte os nossos corações”.

 

Em nota, o deputado estadual Paulo Mourão, prestou homenagens à reitora lembrando que “Carismática, esposa e mãe exemplar, cultivou e cativou os corações de todos por onde passou. Uma guerreira e batalhadora incansável, que sempre lutou e buscou melhorias para o desenvolvimento da Universidade. Por todas as suas contribuições e dedicação à UFT, à Unitins e ao Estado do Tocantins, rendemos nossas homenagens a esta talentosa mulher, que deixará profundas saudades da sua forma de atuar sempre com primor e decência”, declarou.

Comentários (0)