O corpo da reitora Isabel Auler está sendo velado no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), na UFT, em Palmas, e às 10h desta terça-feira, 2, haverá um momento de despedida reservado apenas aos familiares. Posteriormente, às 11h o corpo deixará a UFT em cortejo fúnebre até o Cemitério Jardim das Acácias, onde deverá ser sepultada por volta do meio-dia.
O vice-reitor Luís Eduardo Bovolato decretou luto oficial de três dias na Universidade, com orientação de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas em todos os campi nesta terça.
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, também decretaram luto oficial de três dias no estado e no município, respectivamente, em virtude do falecimento da reitora.
Em mensagens no Facebook, alunos e colegas lamentaram a perda. “Descanse em paz, professora Isabel Auler. Trouxestes uma grande contribuição para a Universidade Federal do Tocantins e para toda a sociedade”.
Em outro post uma ex-aluna relembrou momentos com a reitora. “Ainda me lembro como hoje, do dia da minha segunda colação de grau, onde você foi a presidente da mesa. Quando eu recebi o canudo eu disse: mais um!! Quando você foi fazer seu discurso disse: a Eliania disse mais um! E eu gostaria de dizer que a UFT estará de portas sempre abertas, para o mestrado, doutorado, se ela resolver voltar!. Você professora Isabel Auler foi um exemplo de luta e determinação dentro da UFT, saiba que você deixou um legado, uma história de educação. Me lembro das lutas pra chegar onde chegou! Você foi uma guerreira!” relembrou.
Notas de pesar
Diversas notas de pesar estão sendo enviadas à imprensa desde ontem, 1º. Em nota o governador Marcelo Miranda e a primeira-dama, Dulce Miranda, prestaram condolências. “Mais que um currículo invejável, Isabel deu o melhor do seu profissionalismo ao ensino superior do Tocantins, no exercício de várias funções em universidades do Estado. Sem dúvida alguma, perdemos uma grande educadora. Que Deus dê a seus familiares e amigos o conforto necessário nesse momento”.
O deputado federal Lázaro Botelho e sua esposa, a deputada estadual Valderez Castelo Branco, prestaram homenagens à Isabel. “Isabel foi um exemplo de professora, pesquisadora, gestora, mãe, amiga, mas acima de tudo um exemplo de mulher”, destacou.
O ex-prefeito Raul Filho e a deputada estadual Solange Duailibe também prestaram votos de pesar. “Professora Isabel foi pioneira na Educação do Tocantins, onde se destacou pela sensibilidade e sabedoria, que ultrapassava os bancos acadêmicos, refletindo-se na forma de trabalhar. Ela cultivou além da postura profissional, também a forma acolhedora e disponível para desenvolver suas atividades, principalmente nas demandas que envolviam a área da Educação”.
Também por meio de nota, o ex-deputado federal Eduardo Gomes lamentou a perda. “Sempre a admirei pela sua dedicação em prol de uma educação inclusiva, ética e de qualidade. Obrigado pelo legado deixado na educação do Tocantins. Que Deus conforte a todos”.
A Defensoria Pública do Tocantins informou que recebeu com grande pesar a notícia do falecimento da reitora da UFT. “A Universidade é uma importante parceira da Defensoria em projetos como o convênio que permite que estudantes da UFT cumpram o estágio curricular nas sedes da DPE-TO, que começou a ser organizado durante o seu mandato como reitora. Profissional dedicada e comprometida, Isabel Auler deixa um legado de trabalho pela educação superior no nosso Estado. A Defensoria Pública do Tocantins se solidariza aos familiares e amigos da professora Isabel Auler ao tempo que estima votos de conforto neste momento de grande comoção”.
O superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), José Pereira Guimarães Neto e toda sua equipe prestaram condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar de Isabel Auler. “Em 14 anos de serviços prestados à UFT, Isabel cultivou boas relações, desempenhou diferentes funções dentro da universidade e deixa um legado exemplar como servidora pública, gestora e professora”.
A deputada federal Josi Nunes também lamentou o falecimento de Isabel. “É com profunda tristeza e pesar que lamentamos o falecimento da Excelentíssima Senhora Reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler. Nossas condolências aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor”.
Em nota de pesar assinada pelo prefeito Ronaldo Dimas, a Prefeitura de Araguaína lamentou o falecimento da reitora. “Em Araguaína, cidade que é polo educacional, há um campus da UFT e a Prefeitura é sempre parceira das atividades desenvolvidas pela universidade, em pesquisas realizadas em conjunto e com a Universidade da Maturidade (UMA). Neste momento de dor, solidarizamos-nos com a família e amigos de Isabel, que teve 14 anos de sua vida dedicados à pesquisa e outras ações dentro da universidade”.
A Fundação e o Centro Universitário UnirG lamentaram o falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins. “Isabel foi um expoente na área do Ensino Superior e prestou importantes serviços que contribuíram com o fortalecimento da Educação no Estado do Tocantins. Auler destacou-se pelo seu comprometimento e atuação em prol da UFT, mas sempre trabalhando em parceria com outras instituições de ensino, como a UnirG. A UnirG lamenta o ocorrido e presta solidariedade a familiares e amigos”.
A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis lamentou a morte da reitora: “lamenta profundamente o falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler nesta segunda-feira,01. Isabel Auler contribuiu imensamente para o desenvolvimento da área educacional no Tocantins e sua contribuição e ensinamentos serão sempre lembrados. Que Deus na sua infinita bondade conforte seus filhos, familiares e amigos”.
Comentários (0)