Reitora da Unitins anuncia novos parceiros ao projeto Universidade no Campo

O projeto já já contava com a participação da Setas e agora passa a contar também com o apoio da Seagro, Ruraltins e Sine

Novos parceiros foram anunciados em reunião
Descrição: Novos parceiros foram anunciados em reunião Crédito: Vivi Asevedo/Unitins

A reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) Elizângela Glória Cardoso presidiu na manhã desta sexta-feira, 23, a segunda reunião do grupo de trabalho que está elaborando o projeto Campus no Campo que pretende levar a universidade ao meio rural. “Temos que nos apropriar da riqueza que a universidade tem e disponibilizar para a sociedade, sobretudo para os segmentos menos assistidos”, declarou a reitora ao fazer uma exposição sobre a importância do projeto que une o esforço de vários órgãos públicos, sob a coordenação da universidade para atender as comunidades rurais.

 

Durante a reunião a reitora anunciou a adesão de novos parceiros ao projeto que já contava com a participação da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e que passa a contar também com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Agrário (Ruraltins) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 

Para a reitora Elizângela Glória Cardoso, a Seagro, o Ruraltins e a Setas dividem com a Unitins a responsabilidade pela elaboração e execução do projeto em todas as suas etapas. “A Setas vai participar deste projeto em duas vias de atuação, na capacitação para o emprego e na assistência social as famílias de pequenos agricultores”, garantiu a secretaria do Trabalho e Assistência Social Cel. Patrícia Rodrigues do Amaral. Ela elogiou a iniciativa que permite levar conhecimento e desenvolvimento ao homem do campo.

 

O grupo de trabalho decidiu que o projeto vai atender inicialmente 10 comunidades rurais compreendendo em torno de 500 famílias dos municípios de Palmas e Porto Nacional. A metodologia de atuação ainda será discutida em outra reunião, mas a ideia e levar informação, assistência técnica, capacitação e orientação nos campos de atuação dos órgãos parceiros.

 

“Vemos este projeto como uma iniciativa louvável que leva desenvolvimento ao campo e ajuda a melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais”, comenta o assessor da Seagro, Marcelo Gualberto, que entende que o projeto atende as premissas do novo governo que é chegar mais perto do cidadão. “O importante deste projeto é que a partir de agora nós vamos poder mapear melhor estas comunidades rurais e poder oferecer as políticas públicas que elas precisam”, enfatiza. Marcelo cita comunidades de assentados do Incra, de reassentados atingidos por barragens, de assentados do crédito fundiário, de agricultores famílias tradicionais e até colônias de pescadores que poderão ser atendidas.

 

Para o pró-reitor de Pesquisa da Unitins, Eduardo Ribeiro Santos, a reunião foi proveitosa pela presença de técnicos de vários órgãos do Estado e pela adesão de novos parceiros. Ele avalia que o grande desafio para as próximas reuniões é definir as linhas de atuação do projeto junto às comunidades rurais. A pró-reitora de Extensão Simone Brito já adiantou que para abalizar o trabalho será realizado um diagnóstico rápido participativo para colher informações sobre as comunidades e principalmente ouvi-las. “Queremos realizar uma gestão de impacto que vá além do cumprimento de metas, objetivos e resultados que é a mudança na vida das pessoas”, pontou a reitora ressaltando que o mais importante é propiciar a melhoria da qualidade de vida do homem do campo.      

 

Grupo de trabalho

Participaram da reunião a reitora da Unitins Elizângela Glória Cardoso, a vice-reitora Suely Quixabeira, os pró-reitores de Pesquisa Eduardo Ribeiro Santos, e de Extensão Simone Brito, a chefe de gabinete da Unitins professora Munique de Oliveira, secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas) Cel. Patrícia Rodrigues do Amaral, o assessor da secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seagro) Marcelo Gualberto Caldeira, a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine-TO) Suami de Freitas Oliveira e os técnicos do órgão Heriberto Francisco Xavier, Maria Aparecida e Gláucia Branchina; a engenheira agrônoma Alércia Borges Machado que representou o Ruraltins e Rosana Trindade e Maria Tereza, representantes da Seagro.

 

A próxima reunião acontece na quarta-feira, 28, na sala de reuniões da Unitins e tem como pauta a definição do público alvo e das ações. A reitora revelou o desejo de lançar o projeto no inicio do ano letivo que começa no dia cinco de fevereiro, como um marco da nova gestão da universidade. 

 

 

Comentários (0)