Renapsi recebe reconhecimento internacional como solução em Aprendizagem

Durante a visita, a comitiva conheceu parceiros dos programas de aprendizagem desenvolvidos pela Renapsi, tanto na esfera pública quanto privada

Crédito: Divulgação Ascom Renapsi

Com mais de 30 anos de atuação na Aprendizagem no Brasil, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) vem ganhando destaque internacional como solução em Aprendizagem. Desde 2021 integrando a Demà - aliança global em busca de transformações sociais ainda maiores, a instituição fortaleceu o seu papel como promotora de educação e trabalho para a juventude e se torna referência internacional no tema.  

 

O reflexo disso está nas constantes conexões internacionais, despertando o interesse de agentes de transformação social em todo o mundo. Na última semana, a Renapsi recebeu a visita da Comitiva Europeia Demà Global, que esteve nas sedes de Brasília e Goiânia conhecendo um pouco mais da operação no Brasil e promovendo uma troca de experiências e estratégias em favor da juventude.  

 

Durante a visita, a comitiva conheceu parceiros dos programas de aprendizagem desenvolvidos pela Renapsi, tanto na esfera pública quanto privada, auxiliando na compreensão do mundo corporativo e como ele faz parte da construção de oportunidades para os jovens.  

 

Compondo a comitiva estiveram Jordi Turull, político catalão e secretário-geral do partido Junts; Blanca Bragulat, presidente da Associação Catalã de Direitos Civis; Josep Gassó, copresidente Global Demà e presidente da Fundesplai; e Anna Romeu, vice-presidenta Fundesplai.  

 

Intercâmbio

 

Em 2022, em parceria com a Fundesplai, a Renapsi promoveu o intercâmbio de jovens do Programa Aprendiz do Futuro, de Goiás. Ao todo, 12 jovens tiveram uma experiência de cinco dias passando por três países em uma imersão sociocultural compartilhando temas relacionados à educação, aprendizagem e juventude.  

 

Para 2024 está previsto um novo intercâmbio, também em parceria com a Fundesplai, desta vez com os jovens do Programa Jovem Trabalhador, do Tocantins. Mais de 700 jovens já estão atuando no Programa, que teve início no fim do primeiro semestre. A expectativa de contratação é de 1500 jovens na primeira etapa, chegando a 3 mil no final do Programa.  

 

Números no Brasil

 

Maior rede de aprendizagem do país, a Renapsi está presente em todas as regiões brasileiras, e atende hoje mais de 25 mil jovens em todo o país, sendo responsável pelos maiores programas de aprendizagem de Goiás - Aprendiz do Futuro, do Distrito Federal – Jovem Candango, e do Tocantins – Jovem Trabalhador.  

 

A tecnologia social Demà Jovem permite que os jovens participem de uma jornada de transformação social através da educação, tecnologia e do acesso ao mercado de trabalho. Por dois anos seguidos, em 2021 e 2022, a instituição conquistou o primeiro lugar na Pesquisa Melhores Fornecedores para RH na categoria “Jovens Talentos”, reafirmando a qualidade, agilidade e eficiência na prestação do serviço. 

 

Comentários (0)