Reportagem expõe falhas na UFT e reacende críticas à gestão

Candidato da chapa de oposição, George França promete descentralização e zeladoria permanente caso eleito

Crédito: Divulgação

A reportagem de mais de seis minutos da Globo/TV Anhanguera Tocantins veiculada na sexta-feira, 16 de maio, sobre uma série de falhas na UFT (Universidade Federal do Tocantins) escancara a falta de gestão da reitoria e humilha a instituição. A avaliação é do candidato a reitor da única chapa de oposição na Consulta Eleitoral, George França.

 

Ele disputa o pleito ao lado da professora e pesquisadora Marli Vieira, na chapa 04 UFT Protagonista, Estruturada e Valorizada. “Nós não temos o ‘Estruturada’ no nome da nossa chapa por acaso. O que esse grupo do continuísmo faz é uma vergonha. A universidade, que já foi a maior referência do Estado, acabou de ser humilhada por absoluta falta de competência de seus gestores, que ainda montaram chapa e pedem mais quatro anos. Mas para quê? Destruir por completo a UFT?”, questionou George França.

 

Com vários depoimentos de alunos e dezenas de imagens da deterioração, a matéria mostra teto caindo, banheiro estragado, falta de sabonete, mato alto, aparelhos de ar condicionado quebrados, rompimentos no prédio, cadeiras estragadas e muitos outros problemas.

 

Os principais adversários da oposição são a candidata a reitora Maria Santana e Marcelo Leineker (vice), que contam com respaldo total do reitor Luís Eduardo Bovolato.

 

Soluções

O candidato garantiu que na sua gestão as coisas serão bem diferentes. Primeiro, a reitoria acompanhará, de forma permanente com uma Zeladoria todas as questões estruturais, para intervir rapidamente e evitar repetições desse descaso.

 

Além disso, o candidato destacou que a gestão será descentralizada, com todos os campi tendo autonomia financeira suficiente para custear as soluções. “Vamos mudar a lógica do centralismo para facilitar as soluções”, pontuou George França.

 

Assista a reportagem completa nos links: https://globoplay.globo.com/v/13604389/ e https://www.instagram.com/reel/DJwcaF3OoK4/

Comentários (0)