Empresários do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa – COMPEM, órgão consultivo vinculado à Diretoria da Confederação Nacional da Indústria - CNI, visitaram nesta quinta, 25, o secretário de Estado, Paulo Massuia, e do Município, Luís Borges da Silveira, para tratar de assuntos que serão debatidos em reunião ordinária.
O grupo composto pelo presidente do COMPEM, Lucas Izoton, pelo conselheiro do Tocantins no COMPEM e presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário – SIMAM/TO, Tiago Ferreira e os empresários Rui Dias, Humberto Rodrigues, Vicente Manzione representou os diversos estados que participarão da 2ª Reunião Ordinária do COMPEM marcada para esta sexta, 26, na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO.
Representantes de Federações de Indústrias de todo o País e de Associações Nacionais Setoriais compõem o Conselho que levou aos secretários demandas de interesse do grupo como a adoção pelo governo do Estado do Tocantins do sublimite de enquadramento do Simples em 2012. A sugestão da classe, defendida pela FIETO à época em que foi anunciada a adesão, foi a adoção do limite nacional (R$ 3,6 milhões) em 2013, medida necessária à garantia da competitividade dessas empresas.
Exemplificando os resultados alcançados por meio da adoção do limite nacional, o presidente do COMPEM, Lucas Izoton, antecipou que os seis estados com menor carga tributária (Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo), de acordo com o Ranking Nacional da Carga Tributária, possuem limite de R$ 3,6 milhões. A divulgação completa do ranking será feita na reunião desta sexta pelo gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
Outro assunto debatido nos encontros foi a aprovação da regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pelo Governo do Tocantins após consideração de um Fórum Estadual que reúne empresas e instituições representativas deste segmento. “Elaboramos e foi aprovado um documento muito rico e que vai ser espelho para outros estados”, disse Tiago Ferreira destacando que a próxima ação do Fórum é a interiorização das ações dentro do Estado.
Os participantes compõem o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa – COMPEM, órgão consultivo da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Esta 2ª Reunião Ordinária do ano será sediada em Palmas na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO, instituição integrante do Conselho, das 09 às 16 horas.
COMPEM
Os Conselhos Temáticos da CNI se reúnem periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da Confederação na defesa de interesses da indústria brasileira.
Comentários (0)